Setecidades Titulo
Moradores criam praça para lazer
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
02/09/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


Os moradores da Vila São João, em Rio Grande da Serra, tiveram de improvisar para driblar a falta de infraestrutura e de opções de lazer. No bairro, há apenas uma praça, com dois balanços e duas gangorras, e um campo de futebol de terra.

Um espaço abandonado, que servia como depósito de lixo na Rua Espírito Santo, foi transformado em praça há cinco anos pelos próprios moradores. Depois de reformado, o local tem servido como ponto de encontro de jovens e adultos. Antes, se reuniam para fazer churrasco, mas a falta de cuidado de alguns, porém, acabou por danificar a área.

"Fizemos os bancos de alvenaria e nos pés colocamos pneus que uma borracharia, na época, cedeu para a gente. É uma pena que as pessoas tenham destruído a churrasqueira feita pelo meu pai", afirma o balconista Edson Aparecido Viana Santos, 18 anos, que trabalha em frente à praça.

O jovem conta que se reúne para conversar com os amigos, já que as opções de lazer são poucas. O irmão, Andrew, 13, gosta da tranquilidade do bairro, o que permite ficar na rua. "Mas falta algo. Só dá para jogar no campinho." 

AÇÃO SOCIAL
O Diário do Grande ABC nos Bairros será realizado no domingo, na EE Alziro Barbosa Nascimento (Rua Bahia, 1), das 9h às 16h. Além de atividades de lazer, também haverá oficina de artesanato. "Vamos ensinar a fazer bijuterias de eva (espécie de borracha). As crianças e jovens sempre estão presentes. É uma forma de conscientizar sobre a importância da reciclagem e de opção de fonte de renda", explicou a dirigente da Casa Encantada Luzia Reis.

Também será a oportunidade de levantar a autoestima mudando o visual. A Associação de Cabeleireiros do ABC estará presente em mais uma edição. "Levaremos 18 alunos e dois professores. Participar é tão importante para os alunos quanto para a comunidade", afirmou o presidente Benedito Xavier Pereira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;