Setecidades Titulo
PM começa a registrar BOs em maio
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
09/04/2011 | 07:43
Compartilhar notícia


Em pouco mais de um mês a Polícia Militar do Grande ABC começa registrar boletins de ocorrência de casos com menor gravidade, em iniciativa tomada pelo Estado para melhorar o atendimento nas delegacias. Embora elogiem a medida, especialistas entendem que é preciso mais para o serviço se tornar satisfatório.

A partir da segunda quinzena de maio, as unidades físicas e móveis da Polícia Militar vão notificar casos de furto, extravio de documentos, placas de veículo e celular, e encontro e desaparecimento de pessoas - que podem ser registrados também pela internet.

Mesmo estando restrito aos casos sem violência, segundo o especialista em segurança e pesquisador criminal Jorge Lordello, "essas são ocorrências de maior volume, e o registro em excesso pode atravancar o trabalho em um distrito durante um plantão."

Para Lordello, a nova tarefa não deverá sobrecarregar a Polícia Militar ou reduzir o efetivo nas ruas. "Nos batalhões, a notificação poderá ser feita por pessoas que realizam tarefas burocráticas."

Com experiência de 15 anos como delegado, o especialista acredita que o registro das ocorrências pela Polícia Militar pode ajudar no trabalho da Polícia Civil, mas a desburocratização do boletim de ocorrência é ainda mais fundamental.

"Um auto de prisão em flagrante não demora menos do que três horas porque é uma infinidade de documentos para serem preenchidos e assinados, muitas vezes repetitivos", afirma Lordello.

O pesquisador criminal cita a nova legislação sobre o divórcio como exemplo de serviço que se tornou melhor após a desburocratização. "Uma separação que antes demorava anos para ser reconhecida, hoje pode ser feita em poucos minutos no cartório."

A diretora do Instituto Sou da Paz, Melina Risso, enxerga na lentidão do atendimento nos distritos um dos maiores problemas, pois "o processo de funcionamento de uma delegacia afasta a população do registro de ocorrências.'

Na opinião da especialista, a nova opção pode fazer com que vítimas se sintam estimuladas a comunicar crimes, engrossando as estatísticas. "Num primeiro momento, pode até parecer que o que aumentou foi a criminalidade."

O possível crescimento nos números, segundo Melina, vai ajudar a Polícia Militar a melhor preparar ações preventivas, mas "não significa que não temos de aperfeiçoar os processos de investigação."

Policial militar de Santo André ouvido pelo Diário confirmou que os batalhões já estão sendo adaptados para registrar ocorrências. Segundo o soldado, a maioria dos colegas aprovou a medida.

Serviço foi testado na Capital e será expandido para todo Estado

A iniciativa de a Polícia Militar também registrar boletins de ocorrência começou ser experimentada há cerca de um mês, na Capital. Até o fim de agosto, o serviço deverá funcionar em todo Estado.

Durante os testes, realizados em batalhões da Zona Leste, em média, cada ocorrência anotada pela Polícia Militar, depois transmitida on-line para a Polícia Civil, foi registrada em apenas oito minutos.

É nessa rapidez que o governo deposita a expectativa de que o serviço vai ajudar a diminuir as filas nas delegacias, agilizando o trabalho das polícias e não tomando muito o tempo das vítimas que querem comunicar crimes.

4° DP
O distrito policial no bairro Jardim, que até o fim do ano funcionava 24 horas e fazia plantões nos fins de semana, permanecerá atendendo em horário reduzido, das 9h às 19h.

Procurada pelo Diário, a Secretaria de Estado da Segurança Pública justificou que a medida foi tomada para "otimizar recursos e pessoal" e que a população pode procurar o 1° DP (Distrito Policial), no Centro, ou o 2° DP, no Camilópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;