Cultura & Lazer Titulo
Paranapiacaba respira blues neste domingo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
17/07/2005 | 09:02
Compartilhar notícia


Neste domingo é dia de blues no 5º Festival de Inverno de Paranapiacaba. Nuno Mindelis, Fernando Noronha & Black Soul e 13 músicos do projeto Blueseiros do Brasil respondem pela programação que dominará o Viradouro durante pelo menos seis horas, a partir das 14h. Todos os shows têm entrada franca.

As boas atrações do dia não se concentram apenas nesse gênero musical. Espetáculo imperdível da agenda é o da Banda Mantiqueira, que se apresenta no Clube União Lyra Serrano às 18h, e para o qual é preciso trocar um agasalho por um ingresso. Segundo o trompetista Walmir Gil, o repertório reunirá músicas dos dois primeiros discos, Aldeia e Bixiga, e do terceiro, ainda sem nome, mas previsto para sair ainda este ano.

Entre as novas músicas, destaque para um medley com O Samba da Minha Terra e Saudades da Bahia, de Dorival Caymmi, e outra, Airegin, dedicada ao saxofonista norte-americano, Sonny Rollins. No palco, apenas uma baixa: o clarinetista e saxofonista Nailor "Proveta", que está a trabalho no Acre e será substituído por Vítor Alcântara (sax).

A grande atração do blues será Nuno Mindelis. Acompanhado por um baixista e um baterista, o guitarrista promete um show com "diversão garantida". O repertório terá um pouco de cada um dos discos e isso inclui tanto Twelve Hours como Texas Bound e Blues on The Outside. "Esse é um formato 'portátil', que permite criar na hora", explica Mindelis. Isso significa que, numa simples troca de olhares entre os músicos o show pode tomar outro rumo e surpreender. Muitos medleys podem entrar no programa. Assim, Shake It, do CD Twelve Hours, pode desembocar numa música do The Doors.

A guitarra não será a mesma dos shows de Mindelis com banda. "Agora, ela tem de fazer a harmonia, os solos e, às vezes, os baixos", diz o bluesman. O que não quer dizer que seja menos interessante. "Temos feito shows para platéias altamente puristas e tem sido muito animal. O público de Paranapiacaba pode ter certeza que verá um show universal. Seja no templo do blues em Chicago ou em qualquer outro lugar, nosso show é absolutamente orgânico e honesto e não admito que seja algo diferente disso". Sobre os músicos que o acompanha, acrescenta: "É bandidagem grande. Não tem tapa-buraco".

Logo depois de Mindelis haverá a apresentação do projeto Blueseiros do Brasil. O show é calcado no álbum homônimo, gravado no ano passado, e que reuniu 41 músicos, incluindo o idealizador, o gaitista e vocalista da banda Blues Etílicos, Vasco Faé. A festa blueseira no Viradouro contará com o guitarrista do Sepultura, Andreas Kisser, com os Blues Etílicos Pedro Strasser (bateria) e Greg Wilson (guitarra e voz), e ainda os baixistas Sílvio Alemão (Irmandade do Blues) e Cláudio Morce; os guitarristas Théo Werneck, Danny Vincent e Edu Gomes; os gaitistas e vocalistas Sérgio Duarte e Ivan Márcio (Prado Blues Band) e o tecladista Adriano Grineberg, que tocou com o Ira!. A única mulher entre os bluesmen é Denise Coelho, vocalista da banda K.Ram.K.

A maratona de blues começa às 14h, com Fernando Noronha e banda Black Soul. Com seu "electric blues" contemporâneo, os rapazes já têm um currículo respeitável, que inclui turnê pela Europa e shows de abertura ou no mesmo palco, com B.B.King, Buddy Guy, Jeff Healey e Coco Montoya.

Programação

Neste domingo
10h às 16h
Expresso Lazer. Na Praça do Mercado
11h e 15h
GTO Grupo Esperança. Tema: Aids na 3ª Idade. No Largo dos Padeiros
11h
Coral Cultura Inglesa de Santo André. No Lyra Serrano
12h
Teatro infantil: Sherazade e os Bichos. Na Praça do Mercado
13h e 15h
Joca 7 Cordas e Regional Choros e Serestas. No Largo dos Padeiros
14h
Fernando Noronha (blues). No Viradouro
14h
Banda Lyra de Mauá. Na Praça do Mercado
14h
Coral Ave Maria. Na Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba
16h
Nuno Mindelis. No Viradouro
18h
Banda Mantiqueira. No Clube União Lyra Serrano
19h
Blueseiros do Brasil. No Viradouro




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;