Setecidades Titulo
Polícia Ambiental vai dobrar efetivo na região
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
01/02/2004 | 19:23
Compartilhar notícia


A Polícia Ambiental de São Bernardo, responsável por toda região do Grande ABC e zona Leste de São Paulo, deve dobrar seu efetivo ainda no primeiro semestre deste ano. Em junho, 40 novos contratados que hoje estão sendo treinados pela corporação devem ser integrados aos 35 profissionais que trabalham no pelotão da região.

A formação do grupo terá sido concluída em novembro deste ano, cinco meses depois da conclusão do curso básico, no que o tenente Rogério Lemos de Toledo, comandante do pelotão da Polícia Ambiental de São Bernardo, definiu como um período de “estágio”.

“Esse cronograma foi estabelecido para que o reforço do efetivo estivesse totalmente disponível para o pelotão durante o próximo Verão, período em que o número de ocorrências atendidas pela Polícia Ambiental é muito maior”, afirmou o comandante do pelotão regional.

Com o calor, as pessoas procuram mais as represas e isso tem como reflexo, segundo o tenente Toledo, o aumento no número de infrações por pesca predatória, caça ilegal de animais silvestres e flagrantes de tráfico de animais nativos do Norte e Nordeste do país, que chegam ilegalmente a todo o Estado e, conseqüentemente, ao Grande ABC.

Outro tipo de infração que se intensifica neste período do ano é a devastação de mata nativa para a construção de casas em áreas de proteção de mananciais.

No total, 150 pessoas em todo o Estado estão sendo treinadas. Porém, a expectativa de encaminhar para o Grande ABC 40 novos homens é baseada nas necessidades operacionais da região.

“Com esse aumento de efetivo conseguiremos atuar com maior intensidade em toda nossa área de cobertura (que abrange o Grande ABC e a zona Leste da Capital)”, afirmou o tenente Toledo.

O reforço também viabilizará a promoção de ações educativas com crianças – em escolas da região – e com moradores de áreas de proteção aos mananciais. Segundo o tenente Toledo, esse trabalho já é feito pelos 35 profissionais que atuam atualmente no pelotão.

Quando os novos contratados forem remanejados para a região, eles ainda estarão em fase de treinamento e participarão apenas de algumas operações específicas da Polícia Ambiental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;