Esportes Titulo
GP da Grã-Bretanha sai provisoriamente do calendário 2005 da F-1
Da AFP
30/09/2004 | 15:27
Compartilhar notícia


O Grande Prêmio de Fórmula 1 da Grã-Bretanha, disputado no circuito de Silverstone, foi retirado do calendário provisório do Campeonato Mundial de 2005, anunciou nesta quinta-feira a BBC, citando Jackie Stewart, presidente da British Racing Drivers' Club (BRDC), a associação de organizadores de corridas.

A decisão definitiva está em mãos do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional do Automóvel), que se reunirá no próximo dia 13 de outubro. Caso a decisão seja ratificada, será a primeira vez desde que o campeonato mundial começou em Silverstone, em 1950, que o calendário da F-1 não contará com uma corrida britânica.

Em declarações à BBC, Stewart classificou a situação de "desastre" e pediu que Bernie Ecclestone, o patrão da Fórmula 1, reconsidere a quantia de dinheiro exigida aos organizadores da corrida (cerca de US$ 16 milhões).

"Fizemos todo o possível para cortar os gastos em outras áreas para poder receber o Grande Prêmio porque acreditamos que isso é muito importante para o país", afirmou Stewart.

Ele explicou ainda que a diferença entre o que lhes é pedido e o que podem oferecer é "comparativamente pequena", mas para eles inalcançável. "O British Racing Drivers' Club não pode permitir o Grande Prêmio da Grã-Bretanha a qualquer preço", afirmou.

Stewart também criticou o governo britânico por não oferecer uma ajuda financeira. "Estamos em contato com o governo há quase quatro anos. Ao contrário de outros países, cujos governos ajudam na realização e promoção dos Grandes Prêmios, nosso governo tomou a decisão de não querer fazer isso."

O porta-voz do governo britânico reagiu imediatamente às declarações de Stewart.

"Obviamente o governo apóia e quer ver o Grande Prêmio ser disputado em Silverstone, mas as atuais negociações comerciais sobre a realização do Grande Prêmio são uma questão entre o BRDC e a Fórmula Um", afirmou a fonte.

"Nós fizemos de tudo e vamos continuar fazendo para ajudar as duas partes a discutir a questão. O governo já fez uma significativa contribuição ao esporte automotivo e a Silverstone. Em 2002 investimos na indústria e nas obras de reforma da estrada de acesso à pista", acrescentou.

O futuro de Silverstone como cenário do GP da Grã-Bretanha já estava em dúvida há algum tempo, principalmente com a introdução de novos circuitos em Bahrein e na China – em 2004 - e na Turquia - programado para a próxima temporada. A Índia também está disputando um lugar no calendário oficial da F-1.

Ecclestone tem continuamente insistindo que os proprietários de Silverstone, o British Racing Drivers' Club, façam melhorias no circuito.

Apesar dos esforços demonstrados, a imagem de Silverstone não anda das melhores, principalmente depois que, em 2003, um homem evadiu a segurança e entrou no circuito bem no meio da corrida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;