Cultura & Lazer Titulo
Festival do Rio BR começa nesta quinta
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
25/09/2002 | 20:44
Compartilhar notícia


Um dos mais importantes eventos do calendário cinematográfico nacional será aberto nesta quinta, com noite black-tie no Copacabana Palace e exibição do aguardadíssimo Fale com Ela, de Pedro Almodóvar. É o Festival do Rio BR 2002, que conta nesta edição com uma safra de 300 filmes, divididos em 17 mostras, e exibição para o público a partir de sexta em 25 salas de cinema da capital fluminense.

A presença de diretores de peso prova o prestígio do festival no circuito internacional. Constantin Costa-Gravas (Amen), Roman Polanski (O Pianista), Fernando Trueba (O Feitiço de Xangai) e Tom Tykwer (Paraíso) confirmaram suas vindas e a exibição de suas obras mais recentes, já premiadas mundo afora.

Elas estão dentro da concorrida mostra Panorama do Cinema Mundial, assim como outros títulos interessantes: Full Frontal, de Steven Soderbergh; Possessão, de Neil Labute; Estrada para Perdição, de Sam Mendes; Spider, de David Cronenberg; O Miado do Gato, de Peter Bogdanovich; Hollywood Ending, de Woody Allen; Sexo É uma Comédia, de Catherine Breillat; Ten Ten, de Abbas Kiarostami; a animação A Viagem de Chihiro, de Hayao Miyazaki; e O Articulador, de Dan Algrant, que entra em cartaz sexta em São Bernardo, no Extra Anchieta.

Também badalada e muito concorrida, a Première Brasil traz uma seleção da nova safra de filmes nacionais. Na luta para abocanhar os R$ 200 mil de melhor ficção estão Amarelo Manga, de Cláudio Assis; Desmundo, de Alain Fresnot; Dois Perdidos numa Noite Suja, de José Joffily; Madame Satã, de Karim Ainouz; Querido Estranho, de Ricardo Pinto Silva; Seja o que Deus Quiser, de Murilo Salles; e Separações, de Domingos de Oliveira.

Entre os documentários – concorrendo a R$ 100 mil –, disputam Banda de Ipanema – Folia de Albino, de Paulo Cesar Saraceni; A Cobra Fumou, de Vinicius Reis; Edifício Master, de Eduardo Coutinho; Ônibus 174, de José Padilha; e Poeta de Sete Faces, de Paulo Thiago. Fora da competição, serão mostrados os longas Durval Discos, de Anna Muylaert, Houve uma Vez Dois Verões, de Jorge Furtado, e A Festa de Margarete, de Renato Falcão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;