Setecidades Titulo
Idosos sao mantidos reféns em assalto
Janaína Nunes
Da Redaçao
16/01/2000 | 19:08
Compartilhar notícia


Dois homens armados invadiram uma residência no bairro Taboao, em Sao Bernardo, e fizeram refém o casal de idosos Satsuto e Mitsugi Shoji neste domingo, por volta das 7h30. Os assaltantes ficaram na casa por meia hora, até que viaturas da Polícia Militar, chamada por uma vizinha, chegassem e cercassem o local. Os policiais invadiram a casa e prenderam o vigilante José Neri de Lima dos Santos, 31 anos, e o desempregado José Salviano de Melo, 22. O primeiro estava com uma pistola 380, e o segundo, com um revólver calibre 38. A operaçao durou cerca de 10 minutos. Nao houve troca de tiros e ninguém saiu ferido.

Satsuto, 73 anos, estava varrendo o quintal da residência, um sobrado que fica na rua Luisiana, quando foi surpreendida pelos dois homens. "Um deles pegou no meu braço e disse para abrir a porta", contou a dona de casa. Os acusados teriam revirado toda a casa atrás de dinheiro. "Um deles encostou o revólver na minha cabeça. Pedia dinheiro e jóias e fazia ameaças", disse Satsuto.

Como nao encontraram nada na parte de baixo do sobrado, os assaltantes foram para os quartos. Mitsugi, 83 anos, estava dormindo no quarto do casal quando os bandidos chegaram com sua mulher. Eles reviraram o guarda-roupas e acharam R$ 3.402 e US$ 400 em dinheiro.

Uma vizinha, que viu os dois homens desconhecidos pulando o portao da residência do casal, ligou para polícia. "Uma viatura chegou em menos de dez minutos. Depois, chegaram mais quatro", disse a vizinha, que nao quis se identificar.

Os assaltantes, que olhavam pela fresta da janela, perceberam a chegada da polícia e continuaram no quarto com o casal. Os policiais pediram que os bandidos soltassem os reféns e saíssem. Como nao houve resposta, os soldados da PM resolveram entrar. Cerca de dez homens invadiram a casa na operaçao de resgate. Os policiais encontraram na escada Satsuto, que conseguira escapar dos ladroes segundos antes.

Segundo a PM, os bandidos só perceberam a presença dos policiais quando eles já estavam na porta do quarto. Surpreendidos, os dois se renderam e foram levados para o 2º DP de Sao Bernardo (BO 319). Tanto Salviano como José Neri tinham passagem pela polícia. O primeiro por roubo, e o outro, por receptaçao. José Neri trabalhava como vigilante noturno de algumas padarias que ficam próximas à casa invadida. O casal e vizinhos afirmaram nunca ter visto os dois homens antes.

Satsuto e Mitsugi Shoji vieram do Japao há pouco mais de 70 anos. Mitsugi trabalhava com feirante e hoje é aposentado. O casal e uma filha moram no sobrado há 19 ano. Eles contam que a casa já foi invadida uma vez, mas quando nao havia ninguém. Assaltantes também já tentaram levar o carro da filha do casal, que conseguiu escapar. Segundo os vizinho, várias casas já foram furtadas naquela rua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;