Cultura & Lazer Titulo Gastronomia
Banana: uma das frutas mais populares no Brasil

Rico em nutrientes, alimento é superversátil

Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
24/06/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Uma das frutas mais populares no Brasil, a banana confere gosto especial a receitas doces como bolos, panquecas e tortas. Também é opção em criações salgadas, podendo compor pratos bem brasileiros. Bananas grelhadas acompanham, por exemplo, o tradicional feijão com arroz.

Energética, essa fruta oferece grande praticidade para o consumo in natura porque a casca já forma 'embalagem' natural, além de ser rapidamente digerida - em menos de duas horas - e hipoalergênica, indicada como um dos primeiros alimentos para bebês.

No entanto, a banana pode não ter uma textura tão agradável quando está muito madura. Neste caso, vale utilizá-la em receitas que exijam fruta amassada ou batida com leite.

Embora seja associada ao Brasil, a banana surgiu no Sudeste da Ásia. Hoje existe no mundo aproximadamente uma centena de tipos cultivados. Em virtude dessa grande oferta de variedades, é possível encontrar bananas durante o ano inteiro no País. A safra da banana-maçã é encontrada com mais facilidade de janeiro a agosto, a da nanica e a da banana-da-terra, de agosto a novembro; e a da banana-prata, de outubro a dezembro.

Na hora de escolher a fruta, independentemente da variedade, é necessário se atentar para a presença de manchas escuras: quanto maiores, mais madura estará a fruta que, em alguns casos, pode estar passada. O ideal é comprar frutas firmes, sem partes moles ou machucadas, que tenham casca amarela com pequenas manchas.

Bastante nutritiva, a banana tem como principal mineral o potássio, que colabora para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial, além de ser grande aliado para evitar cãibras depois de exercícios físicos mais puxados. Uma banana média, de 115 g, fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. A banana ainda é fonte de vitamina C, vitamina B6 e folato, que alcançam maior concentração quando a fruta está madura.

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de banana, ficando atrás apenas da Índia. Embora o País contribua com aproximadamente 10% da produção mundial, tem exportação relativamente pequena.

TABELA NUTRICIONAL
PARA CADA 100 G DE BANANA-NANICA CRUA

Umidade - 73,8 %
Energia - 92 Kcal
Proteína - 1,4 g
Lipídeos - 0,1 g
Colesterol - Não
Carboidrato - 23,8 g
Fibra alimentar - 1,9 g
Cinzas - 0,8 g
Cálcio - 3 mg
Magnésio - 28 mg
Manganês - 0,14 mg
Fósforo - 27 mg
Ferro - 0,3 mg
Sódio - Traços
Potássio - 376 mg
Cobre - 0,10 mg
Zinco - 0,2 mg
Tiamina (B1) - Traços
Riboflavina (B2) - 0,02 mg
Piridoxina (B6) - 0,14 mg
Niacina (B3) - Traços
Vitamina C - 5,9 mg

BANANADA COM PUDIM DE CHOCOLATE
chef Aline Garrido



Ingredientes

Para a bananada

4 bananas-nanicas bem maduras

Para o pudim
1 caixa de pudim diet sabor chocolate
250 ml de leite desnatado
250 ml de água

Modo de preparo
Corte as bananas em rodelas e leve ao fogo brando em panela antiaderente até ferver e reduzir. Reserve.
Para o preparo do pudim, misture os ingredientes e leve ao fogo brando até engrossar. Distribua a bananada em taças e cubra com o pudim. Decore com canela em pau.


NEVE DE BANANA
chef Márcio Costa



Ingredientes
150 g ou 1/2 xícara (chá) de leite condensado
300 g ou 1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
100 ml ou 1/2 xícara (chá) de leite
6 bananas-nanicas

Modo de preparo
Bata o creme de leite até atingir o ponto de chantilly e reserve. Em um liquidificador, bata as bananas com o leite até o creme ficar bem homogêneo. Leve o creme de banana à batedeira com o leite condensado até ficar homogêneo. Adicione o chantilly ao creme e misture manualmente. Coloque em taças e leve à geladeira até adquirir a consistência desejada inicialmente.


MUFFIN DE BANANA & CHOCOLATE BRANCO
chef Fernanda Rosset

Ingredientes
190 g de farinha
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
2 bananas em rodelas
70 g de manteiga derretida
1/4 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente
1 ovo
50 g de açúcar
50 g açúcar mascavo
1/4 xícara (chá) de gotas de chocolate branco
1/4 xícara (chá) de nozes
1 colher (chá) de essência de flor de laranjeira

Modo de preparo
Misture a farinha, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Coloque o restante um por um, deixando as nozes e o chocolate por último. Coloque a mistura dentro da fôrma de papel. Asse em forno pré-aquecido (190°C) por 20 a 25 minutos.


CHIMICHANGA DE BANANA
Chefs Valmir Ferreira e Danilo Oliveira

















Ingredientes

Para a tortilla de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícara (chá) de água morna
Sal a gosto
1 tigela para umedecer as mãos para trabalhar com a massa

Para o doce de banana
3 bananas fatiadas
½ xícara de açúcar
1 colher (sopa) de uvas passas (brancas e pretas)
Cravo e canela a gosto

Bola de sorvete de creme
Canela em pó
Açúcar
Calda de chocolate ou caramelo para decoração

Modo de preparo

Tortilla
Misture a farinha com a água aos poucos até adquirir uma massa homogênea. Acrescente sal a gosto. Sobre uma camada de farinha abra a massa de forma que ela fique arredondada e leve a frigideira quente, dourando e assando dos dois lados.

Doce de banana
Prepare o doce de banana, usando as bananas picadas com o açúcar, as uvas passas brancas e pretas, o cravo da índia e a canela em pau.

Montagem
Coloque o recheio (doce de banana) na tortilla e enrole como uma panqueca. Frite em óleo bem quente e espere dourar. Sirva com uma bola de sorvete, a mistura de canela em pó e açúcar e um ramo de hortelã para decorar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;