Economia Titulo
Japão limita gastos para conter dívida pública
Da AFP
22/06/2010 | 09:54
Compartilhar notícia


Apesar de revisar em alta sua previsão de crescimento para este ano, o Japão decidiu limitar seus gastos durante três anos com o objetivo de conter a colossal dívida pública do país e tranquilizar os mercados muito inquietos pelos problemas orçamentários europeus.

Esse plano do novo governo de centro-esquerda de Naoto Kan apresentado nesta terça-feira prevê limitar a cerca de US$ 775 bilhões (634 bilhões de euros) até 2013-2014 os gastos do Estado, ou seja, seu nível do ano orçamentário 2010-2011.

Durante o mesmo período, o governo se compromete a manter as emissões de bônus do Tesouro necessários para o financiamento do déficit público abaixo dos US$ 480 bilhões (393 bilhões de euros), o total alcançado este ano.

A mais longo prazo, o governo quer dividir por dois o déficit anual de suas finanças até 2015-2016 e alcançar um superávit fiscal em 2020-2021, este último sem levar em conta os juros da dívida.

Além disso, prometeu apresentar rapidamente uma reforma fiscal drástica que poderá dar lugar a uma alta do imposto ao consumidor, fixado atualmente em 5%.

"Creio que poderemos obter a confiança dos mercados com este plano", declarou o secretário de Estado para Política Econômica e Fiscal, Satoshi Arai.

O Japão é o país desenvolvimento mais endividado do mundo, com uma dívida pública que alcança 200% de seu PIB (Produto Interno Bruto).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;