Setecidades Titulo
Grande ABC já soma 10,5 mil casos de conjuntivite
Nicolas Tamasauskas
Do Diário do Grande ABC
09/05/2003 | 21:12
Compartilhar notícia


O Grande ABC teve cerca de 4,5 mil novos casos de conjuntivite viral registrados na rede pública de saúde nas duas últimas semanas de abril, totalizando 10,5 mil, já que até então a região tinha cerca de 6 mil casos, desde o começo do surto da doença, em meados de março. Como acontece desde então, São Bernardo lidera em quantidade de casos até o fim de abril, com 5,6 mil. Mauá, em seguida, tem 2,6 mil casos. Os dados são da DIR-2 (Direção Regional de Saúde).

Para a oftalmologista do Hospital Neomater Sandra Naufal, o surto está regredindo. “Ainda assim, entre duas e três pessoas por dia procuram atendimento”, disse. Segundo a médica, com a chegada do frio, outro tipo de conjuntivite pode aparecer. “É a conjuntivite alérgica, ligada ao uso de roupas de lã e à presença em ambientes fechados, por exemplo. Esse tipo não é transmissível”, disse.

A epidemia de conjuntivite que atinge o Grande ABC, o resto do Estado e outras regiões do país é provocada por um vírus altamente contagioso. A doença acarreta alta sensibilidade nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento e fotofobia (aversão à luz). A transmissão de conjuntivite só pode ser contida com prevenção. Por isso, quem tiver a doença não deve compartilhar objetos como toalhas com outras pessoas, além de evitar contato físico.

“Esse vírus se transmite com muita facilidade. É possível que a doença passe de uma pessoa à outra apenas conversando, com partículas de saliva”, disse o oftalmologista Marcos Tonelli, da clínica Cerpo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;