Cultura & Lazer Titulo
Sun oferece versão 7.0 do StarOffice em português
Anderson Amaral
Do Diário do Grande ABC
03/05/2004 | 22:33
Compartilhar notícia


A Sun Microsystems lançou, na semana passada, a versão em português do StarOffice 7.0, pacote de produtividade da empresa que inclui editores de texto e apresentações, planilha eletrônica e banco de dados, entre outras funcionalidades. Disponível para as plataformas Windows, Linux e Solaris, a suíte – cujo foco inicial é o mercado corporativo – está disponível para download na Internet por US$ 80 ou pode ser adquirido em pacote de cinco licenças por R$ 180 cada, com distribuição oficial da Ingram Micro.

Originalmente gratuito, o StarOffice deixou de sê-lo após a aquisição pela Sun, em 1999, da Star Division, empresa que criou a suíte. Em contrapartida, a Sun doou o código-fonte do StarOffice para a OpenOffice.org Fundation – iniciativa, não-vinculada à empresa, que tem como missão desenvolver o pacote para disponibilizá-lo gratuitamente aos usuários.

StarOffice e OpenOffice têm em comum editores de texto, de apresentações e de desenhos, além de planilha eletrônica. O primeiro, por sua vez, traz como softwares adicionais banco de dados, suporte corporativo, arquivos de modelo e gerenciamento de versão e usuário, além de fontes e filtros.

Segundo a 15ª Pesquisa Administração de Recursos de Informática, da EAESP-FGV (Escola da Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas), com dados de 2003, o StarOffice representa 5% dos pacotes integrados em uso nas empresas brasileiras – o Office, da Microsoft, ainda é o mais utilizado, com 93% de participação. O objetivo da Sun Microsystems com a suíte é atingir 10% desse mercado em cerca de dois anos.

A configuração mínima é um PC dotado de processador Pentium ou equivalente, Windows 98/Me/NT/2000/XP, 64 MB de RAM e 240 MB de espaço no disco rígido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;