Setecidades Titulo Neste sábado
Viaduto do Complexo Santa Teresinha é inaugurado em Santo André

Elevado vai desafogar trânsito na Avenida dos Estados, altura do Terminal Prefeito Saladino, e propiciar deslocamento mais rápido no sentido Mauá

Wilson Guardia
21/12/2024 | 12:36
Compartilhar notícia
André Henriques

ouça este conteúdo

Matéria atualizada às 17h15

Paulo Serra (PSDB), prefeito de Santo André, inaugurou hoje pela manhã o primeiro viaduto do Complexo Viário Santa Teresinha, no eixo da Avenida dos Estados, próximo ao Terminal Rodoviário Prefeito Saladino, no sentido de São Caetano para Mauá.

O trecho entregue e liberado para o tráfego neste sábado tem comprimento total de 719 metros e é composto por duas vias, com 64 vigas, e sustentado por 32 pilares.

Segundo o chefe do Executivo andreense, a obra, que será concluída em sua integralidade em abril de 2025, “só se compara com a da Perimetral (Avenida Edson Danilo Dotto, inaugurada em 1972), na importância e complexidade”, em termos de mobilidade urbana.

A construção da estrutura tem por objetivo aliviar o trânsito na região e facilitar o acesso à Avenida Prestes Maia. Quem seguir pelo elevado em direção ao Centro economizará, em horário de pico, cerca de 15 minutos para percorrer o trajeto, uma vez que, não será mais necessário parar no semáforo das pontes sobre o Rio Tamanduateí, no sentido Alameda Vieira de Carvalho ou na direção do Viaduto Castelo Branco. Ao todo, por dia, passam pelo trecho cerca de 150 mil veículos.

Com a construção do segundo viaduto, no sentido Mauá-São Caetano, o fluxo de passagem será elevado entre o primeiro e segundo subdistrito, o que vai garantir mais fluidez. O trecho, de acordo com estudos da Secretaria de Mobilidade de Santo André, está entre os mais movimentados do Grande ABC. “O que antes levava de 10 a 15 minutos para atravessar, agora pode ser feito em menos de um minuto”, pontuou Thiago Canhos Montmorency Silva, diretor do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável.<EM>

O investimento global para concretização do projeto é de aproximadamente R$ 200 milhões, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O aporte contempla a construção do Complexo Viário Santa Teresinha, a completa requalificação do Viaduto Castelo Branco, entre as Avenidas Prestes Maia e Dos Estados, além da construção de um parque linear às margens do Tamanduateí, no sentido São Caetano.

“Era uma meta nossa liberar pelo menos uma parte desse complexo ainda em 2024, e conseguimos cumprir o prazo”, lembrou Paulo Serra.

As obras de todo o complexo foram iniciadas em fevereiro de 2022 e sua conclusão está programada para o próximo ano. “A previsão é que no aniversário de Santo André, no ano que vem, em abril, nosso querido prefeito Gilvan (Júnior, do PSDB) já estará aqui para inaugurar definitivamente todos os equipamentos”, disse o chefe do Executivo.

LIBERADO

O viaduto foi liberado para o tráfego de veículos pontualmente às 11h de ontem. Paulo Serra autorizou a abertura e dois veículos do departamento de trânsito lideraram o comboio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;