Política Titulo Diadema
Vereador Reinaldo Meira é flagrado cometendo boca de urna

Parlamentar foi enquadrado pela PM enquanto pedia votos para Taka Yamauchi dentro da Escola Estadual Professor Oswaldo Lacerda Gomes Pardim, no Taboão

Da Redação
27/10/2024 | 16:24
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação

ouça este conteúdo

O vereador Reinaldo Meira (Solidariedade) foi flagrado cometendo o crime de boca de urna na EE Professor Oswaldo Lacerda Gomes Pardim, na Rua das Ameixeiras, no bairro Taboão. Policiais militares foram acionados para impedir a continuidade do delito.

Vídeos mostram Reinaldo Meira distribuindo doces a eleitores, pedindo votos em Taka Yamauchi (MDB) e atacando o prefeito José de Filippi Júnior (PT), candidato à reeleição. Ele foi denunciado por fiscais e eleitores, mas, mesmo assim, subiu o tom contra os policiais militares que compareceram à escola.

Quem for pego praticando boca de urna está sujeito à pena de detenção. Essa conduta é vedada no dia da eleição e constitui crime eleitoral. A pena para este crime pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50.

Reinaldo Meira foi reeleito no último dia 6, mas é investigado porque seu partido, o Solidariedade, foi acusado de usar candidatura feminina laranja. Gleice Rodrigues dos Santos foi candidata, não recebeu votos, não registrou movimentação financeira e tem imagens que comprovam que ela fez campanha, na verdade, para a vereadora eleita Fernanda Durães, do MDB.

Segundo normativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o uso de candidatura laranja feminina abre caminho para anulação de todos os votos da chapa - Reinaldo Meira foi o único eleito pelo Solidariedade.

Ao Diário, Reinaldo disse que "não aconteceu nada". Segundo ele, a escola em que estava era um dos principais polos de votação: "isto incomodou o PT. Jamais pedi voto ou fiz boca de urna. Principalmente em uma eleição dessa jamais fará algo assim". 

Reportagem atualizada às 17h16. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;