Parlamentar foi enquadrado pela PM enquanto pedia votos para Taka Yamauchi dentro da Escola Estadual Professor Oswaldo Lacerda Gomes Pardim, no Taboão
ouça este conteúdo
|
readme
|
O vereador Reinaldo Meira (Solidariedade) foi flagrado cometendo o crime de boca de urna na EE Professor Oswaldo Lacerda Gomes Pardim, na Rua das Ameixeiras, no bairro Taboão. Policiais militares foram acionados para impedir a continuidade do delito.
Vídeos mostram Reinaldo Meira distribuindo doces a eleitores, pedindo votos em Taka Yamauchi (MDB) e atacando o prefeito José de Filippi Júnior (PT), candidato à reeleição. Ele foi denunciado por fiscais e eleitores, mas, mesmo assim, subiu o tom contra os policiais militares que compareceram à escola.
Quem for pego praticando boca de urna está sujeito à pena de detenção. Essa conduta é vedada no dia da eleição e constitui crime eleitoral. A pena para este crime pode variar de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade e multa no valor de até R$ 15.961,50.
Reinaldo Meira foi reeleito no último dia 6, mas é investigado porque seu partido, o Solidariedade, foi acusado de usar candidatura feminina laranja. Gleice Rodrigues dos Santos foi candidata, não recebeu votos, não registrou movimentação financeira e tem imagens que comprovam que ela fez campanha, na verdade, para a vereadora eleita Fernanda Durães, do MDB.
Segundo normativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o uso de candidatura laranja feminina abre caminho para anulação de todos os votos da chapa - Reinaldo Meira foi o único eleito pelo Solidariedade.
Ao Diário, Reinaldo disse que "não aconteceu nada". Segundo ele, a escola em que estava era um dos principais polos de votação: "isto incomodou o PT. Jamais pedi voto ou fiz boca de urna. Principalmente em uma eleição dessa jamais fará algo assim".
Reportagem atualizada às 17h16.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.