Primeiro turno terminou com resultado apertado e ligeira vantagem do emedebista
ouça este conteúdo
|
readme
|
Ocorre hoje o duelo eleitoral final pelo Executivo de Diadema entre dois engenheiros, José de Filippi Júnior (PT), prefeito e candidato à reeleição, e Taka Yamauchi (MDB), ex-presidente da SPObras, empresa da Prefeitura da Capital. O emedebista encerrou o pleito do dia 6 com 106.141 votos, 47,39% do total válido, enquanto o adversário, que busca o inédito quinto mandato no Grande ABC, terminou a primeira rodada com 100.983 sufrágios, 45,09% do total. A diferença entre os dois chegou a 5.158 votos, em uma cidade com 340.373 eleitores. A disputa de hoje reedita o segundo turno de 2020, quando Filippi levou a melhor e teve 106.849 sufrágios, contra 101.231 de Taka.
Divulgado o resultado do primeiro turno no dia 6, os concorrentes iniciaram encontros de bastidores para inflar grupos de apoios. Taka reuniu os prefeitos Paulo Serra (PSDB, Santo André) e Orlando Morando (PSDB, São Bernardo) e o ex-prefeiturável Marcio da Farmácia (Podemos), terceiro colocado na etapa inicial. O emedebista ainda tem endosso do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que participou de caminhada ao lado do apadrinhado no Centro.
O petista tem como entusiasta o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que participou de comício ao lado de Filippi e de ministros, entre eles Luiz Marinho (Trabalho), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário). Ex-prefeituráveis como Bete Siraque (PT, Santo André), Luiz Fernando (PT, São Bernardo) e Gesiel Duarte (Republicanos, Diadema) engrossaram o time.
CAMPANHA
Pesquisa do Instituto Paraná, realizada a pedido do Diário e divulgada no dia 14 deste mês, mostrou ligeira vantagem do emedebista no segundo turno, com 45,6% das intenções de voto, contra 43,4% de Filippi. Há empate técnico dentro da margem de erro de 3,8 pontos percentuais. O levantamento está registrado no TSE sob o código alfanumérico SP-00949/2024.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.