Dissertação aborda desindustrialização e políticas públicas desenvolvidas localmente
ouça este conteúdo
|
readme
|
O Grande ABC é tema de dissertação de mestrado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal, nesta sexta-feira. Com o título “Desenvolvimento Regional Industrial no ABC Paulista: o papel da indústria na economia da região ontem e hoje”, a tese apresentada por Pedro Gaspar, 25 anos, paulistano morador de Mauá, aborda políticas de desenvolvimento no País, com ênfase na região. A tese também aborda o processo de desindustrialização e as políticas desenvolvidas pelo poder local, além das experiências do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
“As pequenas e as médias empresas acabaram, muitas delas, fechando as portas por falta de investimentos, falta de aporte por parte dos municípios. Então isso inflexiona a queda dos resultados econômicos. A quantidade de pessoas empregadas no setor caiu, a participação da indústria no PIB diminuiu”, diz Gaspar.
“Como forma de combater isso é importante que Estado e prefeituras trabalhem em conjunto com atores da iniciativa privada e também com consórcios e outras organizações de desenvolvimento para elaborar um planejamento em direção à retomada da industrialização da região”, completa.
Formado em ciências políticas e relações internacionais pela Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, Pedro Gaspar agora é titulado como mestre em administração público-privada, sendo aprovado com louvor e por unanimidade pela banca examinadora.
“Quero dedicar os conhecimentos adquiridos para ajudar na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento local. Contamos na região com uma situação privilegiada, como a UFABC, que tem desenvolvido diversos estudos, além da experiência pioneira do Consórcio. A solução para a região passa por políticas integradas das cidades.”
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.