Editorial Titulo Editorial
A voz indígena
Da Redação
24/09/2024 | 05:59
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

A história e a sobrevivência dos povos indígenas no Brasil estão profundamente entrelaçadas com a preservação ambiental, como mostrou reportagem publicada no domingo por este Diário. Em São Bernardo, as comunidades Guarani Mbya, localizadas no pós-Balsa, são testemunhas vivas dessa conexão sagrada com a natureza. No entanto, tal relação se encontra ameaçada por mudanças no Plano Diretor do município, que podem impactar severamente a preservação da Mata Atlântica e as áreas de manancial habitadas pelas comunidades. É urgente que o prefeito Orlando Morando (PSDB) e os vereadores ouçam essas vozes, tão entrelaçadas ao território, e reavaliem as alterações propostas.

A fala do cacique Gilmar Nhamandu à repórter Thainá Lana, ao afirmar que “a terra não pertence a ninguém”, é um poderoso lembrete de que a natureza não deve ser vista como propriedade, mas como um bem comum a ser preservado. As atualizações no Plano Diretor, ao flexibilizarem as regras de ocupação de áreas de proteção ambiental, podem comprometer a sobrevivência das comunidades indígenas, bem como a sustentabilidade ecológica da região. A floresta, fonte de alimentação, cultura e espiritualidade para essas famílias, não pode ser reduzida a um espaço de especulação imobiliária ou exploração econômica que ignora o valor imaterial e ecológico do território.

Os povos indígenas e os outros moradores do pós-Balsa, que incluem trabalhadores da terra, pequenos produtores e artesãos, são protagonistas na preservação dessa área. Suas práticas de reflorestamento, educação ambiental e produção local estão alinhadas com a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável. Por isso, é fundamental que o poder público – Executivo e Legislativo – não ignore essas potências locais e trabalhe em conjunto para construir um plano de desenvolvimento que respeite tanto os direitos dos povos originários quanto o equilíbrio ambiental da região. O futuro de São Bernardo não pode ser traçado sem incluir as vozes que vivem e protegem suas riquezas naturais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;