Setecidades Titulo Lei Orgânica
Alesp regulamenta a Polícia Penal

Deputados aprovaram a nova Lei Orgânica que unifica as categorias de agente de segurança penitenciária e de agente de escola e vigilância penitenciária

Da Redação
15/09/2024 | 09:46
Compartilhar notícia
FOTO: Divulgação

ouça este conteúdo

Os deputados estaduais aprovaram na última semana, por unanimidade, na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a nova Lei Orgânica da Polícia Penal. O projeto unifica as categorias de agente de segurança penitenciária e de agente de escola e vigilância penitenciária, criando uma só carreira: a de Policial Penal, com as mesmas atribuições e remuneração. A medida foi encaminhada para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que terá 15 dias úteis para análise, podendo vetar ou sancionar as mudanças propostas.

O Projeto de Lei Complementar 37/2024 também institui o estatuto da categoria. A nova legislação estabelece a Polícia Penal como órgão permanente de Segurança Pública, elevando-a ao mesmo patamar de importância das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Conforme o governo estadual, a nova legislação irá permitir que os policiais possam desempenhar suas atribuições com mais eficiência e evitando desvios de função. Outra mudança importante será na forma de remuneração, que passará a ser feita por meio de subsídio e padronizada em sete níveis. Os deputados da base aliada, em especial os parlamentares que possuem histórico na área da segurança pública, parabenizaram o governador pelo envio da proposta e agradeceram a celeridade do parlamento em aprovar a matéria.

“Parabenizo a Polícia Penal, que está na Constituição do Estado de São Paulo. Os policiais penais são merecedores e em breve estarão trabalhando já com a nova regulamentação”, destacou o deputado Delegado Olim (PP), relator da medida nas Comissões Permanentes do parlamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;