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GM investe R$ 5,5 bi para modernizar fábricas em SP

Montante é parte dos R$ 7 bilhões anunciados para o País em janeiro e também será usado para renovar portfólio da marca

Anderson Amaral
04/09/2024 | 16:47
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André Henriques


O Estado de São Paulo ficará com R$ 5,5 bilhões dos R$ 7 bilhões que a General Motors pretende aplicar no país durante o ciclo de investimentos de 2024 a 2028. O aporte será destinado à atualização do portfólio de veículos da marca, ao desenvolvimento de motores híbridos flex e à modernização de suas instalações. Serão contempladas as fábricas de automóveis de São Caetano e São José dos Campos, o centro logístico de Sorocaba, a produção de peças em Mogi das Cruzes e campo de provas de Indaiatuba.

O anúncio foi feito ontem, durante evento realizado no Centro Tecnológico da montadora, situado em São Caetano. O montante a ser investido em cada fábrica paulista não foi detalhado pela companhia. Do total de R$ 7 bilhões anunciado em janeiro deste ano, R$ 1,2 bilhão será destinado à planta de Gravataí (RS), de onde sairá um novo veículo para um segmento ainda inédito no portfólio da GM no País; e R$ 300 milhões serão investidos na fábrica de Joinville (SC) para desenvolvimento e produção de motores híbridos flex.

A poucos meses de completar um século de atuação no País, a empresa trouxe para o evento alguns de seus principais executivos globais. “O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo”, disse Shilpan Amin, vice-presidente sênior e presidente de GM Internacional. A empresa, porém, não revelou qual planta será responsável pela produção do modelo.
“O Brasil e a América do Sul são mercados centrais em nossa estratégia global”, ressaltou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors, destacando que o País é um dos três principais mercados da montadora no mundo.

Presente no evento, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) confirmou a liberação de créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) à GM, mas não detalhou valores. Segundo o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, o governador confirmou, em conversa reservada, o desbloqueio dos recursos, mas a montadora ainda não tem o calendário de pagamentos. “Serão recursos importantes para executar os investimentos que anunciamos hoje (ontem)”, disse.

Há cerca de dez dias, o governo do Estado anunciou a liberação de R$ 1 bilhão à Volkswagen no âmbito do programa ProVeículo, que permite o uso de créditos acumulados de ICMS para custear projetos de investimento que visem a construção, modernização e ampliação de plantas industriais.

Tarcísio afirmou que enviou à Alesp (Assembleia Legislativa) projeto de lei que visa isentar do pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) os carros híbridos movidos a etanol. “É um gesto singelo, mas estamos apontando uma direção”, disse. Questionado pelo vice-presidente da GM América do Sul, Fábio Rua, sobre se poderia estender o benefício aos elétricos, o governador respondeu: “É só produzir em São Paulo.”

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, Aparecido Inácio da Silva, o Cidão, cobrou das montadoras investimentos em suas plantas de origem no Brasil. “São Caetano e São José dos Campos precisam ter prioridade, porque a pujança do Grande ABC e do Vale do Paraíba dependem do setor automotivo.” 




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