O grupo é o Regina Pacis de teatro, o mais antigo em atividade no Grande ABC, premiadíssimo
Em 20 de abril de 2018 “Memória” abria esta página com a matéria “O legado de Antonino Assumpção”. E escrevíamos:
Uma das primeiras séries ilustradas mais empolgantes foi aqui publicada em abril de 1988, retratando aspectos do mais antigo grupo teatral do Grande ABC, o Regina Pacis, de São Bernardo. As fotos nos foram repassadas pelo criador do grupo, Antonino Assumpção.
Assumpção exercia o cargo de diretor de Cultura de São Bernardo. Hoje, saudoso, dá o nome à antiga Câmara Municipal, no número 1.325 da Rua Marechal Deodoro, a Câmara de Cultura Antonino Assumpção.
Podemos dizer que o prédio rebatizado com o nome de Antonino Assumpção, que foi construído no fim do século 19 pela família D’Angelo, é um verdadeiro patrimônio do Grande ABC, pois durante toda a República Velha e uma parte da Nova República recebia políticos dos vários distritos do então município de São Bernardo, hoje Grande ABC.
Vereadores da Vila de São Bernardo e dos Distritos de Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande (da Serra) e Alto da Serra (Paranapiacaba) visitavam regularmente o edifício para as sessões ordinárias e extraordinárias do Legislativo.
Exposição: Antonino Assumpção e o Grupo Cênico Regina Pacis.
Mostra com documentos sobre o autor e seu grupo.
Abertura: hoje (13), às 10h.
Visitação: até 25 de outubro.
Local: Câmara de Cultura Antonino Assumpção
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 1325, São Bernardo.
Entrada franca
Crédito da foto 1 – Projeto Memória
MEMÓRIA CONSTRUÍDA. 19 de abril de 1988: há 36 anos, Memória focalizava o Grupo Cênico Regina Pacis, obra do saudoso Antonino Assumpção
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 13 de agosto de 1994 – Edição 8778
MANCHETE – PT entra em crise com a queda de Lula em pesquisa. Partido deve abandonar críticas diretas ao real e investir nas camadas mais pobres.
Em campanha no Rio de Janeiro, FHC pagava café com nota do real.
APOSENTADOS - ...pedem mínimo de 140 reais. Documento com um milhão de assinaturas do Grande ABC seria enviado ao Congresso Nacional. AMA (Associação dos Metalúrgicos Aposentados) realizava passeata em Santo André.
POLÍCIA – Preso tentava fugir escondido em latão de lixo. Carcereiro da cadeia de São Bernardo evitava a fuga.
EM 13 DE AGOSTO DE...
1904 – José Maria Rodrigues Quaresma era exonerado do cargo de subdelegado de polícia do Alto da Serra (Paranapiacaba). O suplente, Antonio Thomaz, assumia o posto. Joaquim de Araujo Rodrigues era o novo suplente.
Muito frio em todo o Estado de São Paulo, com geada. Termômetro registrava de 2 a 5 graus negativos na Avenida Paulista.
Não há registro da temperatura no atual Grande ABC, mas geava em Santo Amaro, vizinho à região.
1924 - Haroldo Santos Abreu nasce em Ouro Fino (MG). Advogado e jornalista. Foi cronista no Diário e depois fundou o Correio Metropolitano.
Como advogado da FIESP, admitido em 1947, criou um boletim mensal cuja leitura ajuda a entender a transformação econômica de São Paulo.
Em 2000 a Prefeitura de Santo André editou um livro reunindo obras suas, entre crônicas e poesias, várias delas publicadas no Diário, muitas citando Santo André, seus personagens, suas passagens.
1979 – Em passeada, favelados pediam a permanência de José Luiz Cestari na Fundação de Promoção Social de Santo André, do governo Lincoln Grillo.
2023 – Manchete desta página Memória: “Uma boa notícia. Santo André promete. Vai cuidar da coleção do Diário. E a Memória vai novamente sorrir”.
NOTA DA MEMÓRIA – Um ano depois, nenhuma notícia de que a coleção do Diário do Grande ABC, oferecida pelo jornal à Prefeitura de Santo André, tenha merecido cuidados na Biblioteca Cecília Meireles, no Parque das Nações.
Falta de comunicação ou falta de cuidado? Com a palavra, a Secretaria de Cultura do Município de Santo André. Ou mais silêncio?
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Hoje é o aniversário de Natividade da Serra (SP), Antas e Riacho de Santana (BA).
HOJE
Dia do Economista
Dia do Jequibau. Comemorado no Estado de São Paulo. Tributo ao estilo musical criado por Mário Albanese e Ciro Pereira.
Dia Internacional dos Canhotos.
Santa Dulce dos Pobres
13 de agosto
Maria Rita de Souza Brito Lopes (Bahia, 1914 - 1992) Canonizada em 2019.
"Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos. Essa é a última porta e por isso eu não posso fechá-la", dizia Irmã Dulce.
Divulgação: Canção Nova
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.