Política Titulo Em meio à pressão
Gestão Morando garante manutenção das quadras do Crec Baetinha

Secretário de Esportes e Lazer, Sérgio Pasin conversou com frequentadores do espaço e garantiu o cancelamento das obras

Artur Rodrigues
02/08/2024 | 10:47
Compartilhar notícia
FOTO: Celso Luiz/DGABC

ouça este conteúdo

Diante da forte pressão de moradores, a Prefeitura de São Bernardo decidiu manter as quadras do Crec (Centro Recreativo, Esportivo e Cultural) Deputado Odemir Furlan, conhecido como Baetinha. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (2) pelo prefeito Orlando Morando (PSDB) em suas redes sociais e, posteriormente, pelo secretário de Esportes e Lazer, Sergio Pasin, que foi ao local para conversar com os frequentadores, que protestavam contra as intervenções.

O grupo de manifestantes se reuniu por volta das 9h na entrada do estacionamento do Crec. No lado oposto da unidade, por onde entram os pedestres, Morando fazia a gravação de vídeo para suas redes sociais anunciando a manutenção dos equipamentos. No entanto, o prefeito evitou contato com aqueles que protestavam e foi embora sem que sua presença fosse notada.

A Prefeitura havia iniciado na quinta-feira (1º) a destruição de duas das cinco quadras do Crec. Os espaços tiveram as traves e os alambrados retirados pela gestão tucana, o que causou revolta de frequentadores do local. Para barrar a continuidade da demolição, os moradores fizeram um ‘cordão humano’ para impedir os caminhões de entrar no Crec. 

Chamou atenção a rigidez dos guardas-civis municipais para com os manifestantes e a equipe do Diário. Primeiro, os agentes tentaram impedir o ‘cordão humano’. Depois, um dos guardas chegou a impedir a reportagem de fazer questionamentos ao diretor da Secretaria de Esportes e Lazer, Neylor Pinheiro, após ele conversar com os frequentadores e garantir a manutenção das quadras. Enquanto o diretor deixava o local, ainda dentro do Crec, alguns frequentadores o questionavam sobre a possível realocação da Secretaria de Finanças, quando um dos GCMs disse, de forma ríspida, que eles não poderiam estar ali. 

“O lugar de vocês é lá”, afirmou o guarda, apontando para o grupo de manifestantes. “Vocês não podem permanecer aqui”, prosseguiu. 

Após a saída de Neylor, o secretário de Esportes e Lazer chegou para conversar com os usuários do espaço. Sergin Pasin também garantiu a permanência das quadras, mas desconversou sobre a Pasta de Finanças.

“Estou aqui me comprometendo a manter as quadras e não continuar com as obras. Sobre a Secretaria de Finanças, vocês (manifestantes) têm de conversar com o secretário de Finanças. Eu não sei”, disse o secretário. Questionado novamente por uma mulher sobre a realocação, Sérgio se irritou. “Eu já garanti a manutenção das quadras. O que mais você quer que eu faça? Você está aqui fazendo política.” 

Em sua tradicional live semanal, realizada na quinta-feira, Orlando Morando disse que estava atendendo à demanda dos professores do Crec para ampliar o estacionamento do local. No entanto, o Diário apurou que a ampliação das vagas teria como objetivo a realocação da Secretaria de Finanças, cuja sede, na Avenida Kennedy, está à venda. Segundo apuração da reportagem, os funcionários da Pasta devem ocupar todo o prédio da antiga Biblioteca Manuel Bandeira, fechada em 2020 pela gestão tucana. Com isso, cerca de 2.000 alunos serão desalojados, visto que o prédio abriga aulas de ginástica, karatê e judô. 

*Reportagem atualizada às 21h20. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;