Segunda posição tem triplo empate técnico e vantagem numérica para o candidato ao Paço pelo Podemos
ouça este conteúdo
|
readme
|
O deputado federal Alex Manente (Cidadania) lidera a corrida eleitoral para a Prefeitura de São Bernardo e iria ao 2º turno caso o pleito fosse realizado hoje, mostra levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário. A pouco mais de dois meses para a eleição, Marcelo Lima (Podemos), Flávia Morando (União Brasil) e Luiz Fernando Teixeira (PT) dividem a segunda colocação em condição de empate técnico, com o ex-deputado federal numericamente à frente dos demais.
No cenário estimulado, no qual o pesquisador apresenta ao eleitor um disco com os nomes de todos os concorrentes, Alex Manente lidera com 28,9% das intenções de voto. Na sequência aparecem Marcelo Lima, com 20,3%; Flávia Morando, sobrinha do prefeito Orlando Morando (PSDB), com 18,6%; o deputado estadual Luiz Fernando, com 16,1%; e o metalúrgico Claudio Donizete (PSTU), com 1,1%.
Disseram que não escolheriam nenhum, optariam pelo branco ou anulariam o voto 8,6% dos entrevistados. Outros 6,4% disseram não saber ou não responderam.
Alex lidera com 8,6 pontos de vantagem sobre Marcelo Lima. Como a margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais para cima ou para baixo, pode-se dizer que, caso a eleição ocorresse hoje, o deputado federal estaria no 2º turno. Porém, não seria possível cravar com segurança quem seria seu adversário, já que, no melhor cenário, Luiz Fernando subiria a 19,8%, enquanto Marcelo Lima, no pior, cairia a 16,6%. Flávia Morando, por sua vez, poderia oscilar entre 14,9% e 22,3%.
O instituto apresentou aos eleitores outro cenário estimulado, com a presença do ex-vereador Rafael Demarchi (Novo), que retirou sua pré-candidatura na sexta-feira, após acusar o partido de negociar apoio à pré-candidatura de Flávia. Nesse cenário, Alex segue na liderança fora da margem de erro, com 28% das intenções de voto, seguido por Marcelo Lima (19,2%), Flávia (17,6%), Luiz Fernando (15,9%), os três em empate técnico. Demarchi tem 4,5% e Claudio Donizete, 0,8%. Nulos, brancos, ou eleitores que disseram não votar em nenhum somaram 8,4%. Não souberam ou não quiseram responder 5,7%.
O levantamento mostra ainda elevado nível de desinteresse do eleitorado são-bernardense na eleição. Prova disso é que, quando questionados pelos agentes do instituto sobre em quem votariam se o pleito fosse hoje, mas sem apresentar nomes, 66,6% não souberam ou não quiseram responder. Alex foi mencionado por 7,6% dos entrevistados, seguido por Luiz Fernando, com 6,1%; Marcelo Lima, com 5%; Flávia, com 3,9%; pelo prefeito Orlando Morando – que não pode buscar a reeleição, por ter exercido dois mandatos seguidos –, com 2,6%; pelo ex-prefeito Luiz Marinho (PT) – que não será candidato – e por Demarchi, ambos com 0,5%. Brancos, nulos ou eleitores que disseram não votar em nenhum somaram 6,6%.
O instituto também quis saber qual é o pré-candidato mais rejeitado do eleitor são-bernardense. Flávia aparece na liderança, com 25.5% das citações. Alex vem em segundo, com 24,2%. Luiz Fernando tem 19,7%, Marcelo Lima e Demarchi somam 15,3%, e Claudio Donizete acumula 12,7%. Disseram que poderiam votar em todos 5,5%. Outros 19,9% não souberam ou não quiseram responder.
Alex é o líder das intenções de voto entre os homens (com 30,5%), mulheres (27,5%), em todas as faixas etárias (variando de 28,2% a 32,1%) e entre eleitores dos ensinos fundamental (25,8%), médio (28,6%) e superior (32,4%).
O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 740 eleitores de São Bernardo, entre os dias 27 e 30 deste mês. Cerca de 20% dos questionários foram auditados. O grau de confiança é de 95%. Contratada pelo Diário, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob código SP-02452/2024.
Aprovação à gestão Morando diminui 4,1 pontos percentuais, fora da margem de erro
Piorou, em uma variação fora da margem de erro, a avaliação sobre o governo do prefeito Orlando Morando (PSDB) entre os eleitores de São Bernardo. É o que mostra levantamento do Instituto Paraná Pesquisas realizado a pedido do Diário entre os dias 27 e 30 deste mês.
A parcela dos são-bernardenses que disseram aprovar a gestão do tucano ficou em 67,3%, 1,6 ponto percentual abaixo da verificada em maio (68,9%) e 4,1 pontos abaixo da observada em fevereiro (71,4%) – queda, portanto, acima da margem de erro da pesquisa, de 3,7 pontos percentuais.
Paralelamente, a parcela de eleitores que reprovam a administração do prefeito saltou para 29,3%, contra 28% em maio e 24,7% em fevereiro – uma alta de 4,6 pontos percentuais.
O instituto também perguntou se a gestão Morando está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Do total de entrevistados, 52,6% a consideraram boa ou ótima (contra 55,3% em maio e 57,2% em fevereiro), 27,3% a avaliaram como regular (contra 26,6% em maio e 25,4% em fevereiro) e 19% a classificaram como ruim ou péssima (contra 17% em maio e 16,2% em fevereiro)
A piora na avaliação da administração do tucano coincide com a crise na área da Saúde, em especial o caos no Hospital da Mulher. Diversos erros médicos, negligências, morte e danos a pacientes foram registrados no complexo hospitalar municipal.
No início deste mês, Morando também foi alvo de um pedido de impeachment, elaborado por meio de iniciativa popular, que foi protocolado na Câmara e deve ser analisado após o recesso.
Ainda assim, segundo a pesquisa, Morando é predominantemente aprovado entre os homens (67,4%), mulheres (67,2%), em todas as faixas etárias (variando de 66,7% a 68,0%) e em todos os níveis de escolaridade (de 65,2% a 68,2%).
No ‘berço’ de Lula, governo Tarcísio é mais bem avaliado que o do petista
O eleitor de São Bernardo aprova tanto a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) quanto a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Porém, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário, o chefe do Executivo paulista é mais bem avaliado que o ocupante do Palácio do Planalto, apesar de Lula ter a cidade como seu berço político.
A administração estadual é aprovada por 61,9% do eleitorado são-bernardense. Outros 33,2% desaprovam a gestão Tarcísio. Não souberam ou não quiseram responder 4,9% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa, feita entre os dias 27 e 30 deste mês, é de 3,7 pontos percentuais.
Ainda segundo o levantamento, 47,5% dos entrevistados julgam a gestão de Tarcísio ótima ou boa, 26,8% a consideram regular e 23,2% a avaliam como ruim ou péssima.
LULA
Sobre a administração de Lula, 48,1% disseram que a aprovam, enquanto 47,6% responderam que a desaprovam. Não souberam ou não quiseram responder 4,3% dos entrevistados pelo instituto.
Ao refinar ainda mais as impressões do eleitor sobre o governo do presidente, 34,8% o consideram ótimo ou bom, 25,1% o avaliam como regular e 38,6% o julgam ruim ou péssimo.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.