Setecidades Titulo De Santo André
Ícone do rock regional, loja Metal Music celebra 40 anos

No Dia do Rock, fundadores relembram construção do espaço que se consagrou como ponto de referência no Grande ABC

Beatriz Mirelle
13/07/2024 | 07:00
Compartilhar notícia
FOTO: André Henriques/DGABC

ouça este conteúdo

Local de resistência e de fortalecimento da cultura de protesto. Essa é a Metal Music, loja em Santo André, criada em setembro de 1984. No Dia Mundial do Rock, comemorado neste sábado (13), os fundadores Jean Gantinis, 64 anos, e Carlos Szabo, 68, relatam ao Diário como o espaço foi – e ainda é – um dos pontos de encontro mais tradicionais para exaltar esse gênero musical, que encontrou no Grande ABC um território propício para se estabelecer. 

Colecionadores de discos desde a juventude, Gantinis, na época morador do Bairro Santa Teresinha, e Szabo, do Parque das Nações, se tornaram amigos na década de 1970 e perceberam o quão difícil era encontrar as opções de álbuns que queriam na região. No início dos anos 1980, em um cenário de efervescência local por causa das grandes greves, e com boatos de que ocorreria o Rock in Rio, que teve a primeira edição em 1985, a dupla decidiu alugar uma sala no segundo andar da Galeria do Carmo, em Santo André, e vender os LPs que tinha, entre outros artigos desse gênero. 

No mesmo ano de estreia do Rock in Rio, ocorreu o Live Aid, em 13 de julho de 1985, concerto com shows em Londres e na Filadélfia, que deu origem à comemoração do Dia Mundial do Rock. 

“Eu trabalhava no banco e não gostava muito de ter patrão. Tinha uma quantidade de discos, o Carlos também. Conhecíamos amigos que abriram lojas na Capital e decidimos trazer a ideia para o Grande ABC. Estava vindo uma nova frente do rock, que é o heavy metal. Por isso, escolhemos esse nome”, relata Gantinis. 

Szabo lembra que, na inauguração, cada um tinha pelo menos 100 discos e a loja começou com essa troca. “Ia atrás das pessoas que gostavam do mesmo tipo de som que eu, andava por tudo quanto é lugar para encontrar LPs. Com a loja, que se tornou uma referência, essa rede aumentou”, conta Szabo, que fundou a Metal junto com Gantinis, mas não continua mais como sócio da loja. 

Após 40 anos de história, o proprietário Jean Gantinis, integrante da banda Montanha, se sente orgulhoso da trajetória que traçou. Ele considera a loja não somente como um local para o rock, mas um centro cultural da cidade. “A gente colocava uma televisão de tubo velha virada para a rua e marcávamos um horário para deixar vídeos de shows de banda rolando. Mais de 50 pessoas se reuniam para curtir. A loja foi tomando forma. Apesar de toda a dificuldade, não queremos deixar o pessoal do rock ‘órfão’.” 

Segundo Gantinis, a meta é “não deixar o espírito da arte morrer”. “Se conseguirmos sobreviver por mais um tempo, vai ser muito legal. Espero que meus filhos continuem com a loja. O Grande ABC é tipo as cidades de Birmingham, na Inglaterra, e de Detroit, nos Estados Unidos, ligadas à indústria. O rock abraça justamente a causa da classe operária.” 

No início, eram apenas alguns discos no chão da Galeria do Carmo. Agora, localizado na Rua Álvares de Azevedo, 159, o espaço comercializa CDs, LPs, roupas, sapatos, instrumentos musicais, acessórios e promove mensalmente o Metal Fest, com shows de bandas da região. “Rock é protesto, revolução. É o cabelo grande, do metal, o moicano, o punk. Calça rasgada. É uma forma de dar um ‘cutucão’ na sociedade. Bandas como Garotos Podres, DZK e a minha, Montanha, têm a preocupação de escrever letras questionadoras. Queremos ajudar na evolução social e questionar o que está errado”, diz. 

A Metal Music fará o evento de comemoração dos seus 40 anos no dia 13 de outubro, no Santo Rock Bar, na Avenida Firestone, 1340. As vendas começam em breve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;