Economia Titulo Conciliação
Basf e trabalhadores entram em acordo

Funcionários do setor de tintas automotivas, que será fechado, vão ter estabilidade de 36 meses

Nilton Valentim
03/07/2024 | 19:28
Compartilhar notícia
Dino Santos/Sindicato dos Químicos do ABC

ouça este conteúdo

A Basf e os trabalhadores chegaram a um acordo na audiência realizada ontem no TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). Um grupo de 85 funcionários impactados pelo encerramento da produção de tintas automotivas, vai ser transferido para outros setores da empresa e terá 36 meses de estabilidade, período que começou a ser contado em 1º de julho.<EM>Os cinco dias em que ficaram em greve serão pagos, porém, com reposição em cinco sábados.

Caso algum desses funcionários venha a ser desligado durante o período de estabilidade, a empresa deverá realizar o pagamento de 12 meses do plano de saúde familiar. Outro ponto definido é que os trabalhadores irão atuar no sistema 6 x 3 (seis dias de trabalho por três de folga), mantido o pagamento de adicional de periculosidade.

Outros 50 trabalhadores que não serão transferidos – chefias, gerentes, assistentes técnicos e área administrativa – não terão nenhuma estabilidade no emprego. Entretanto, receberão, a partir de janeiro do próximo ano, 25 salários normativos, 30% do salário como periculosidade, 12 meses de convênio médico familiar em dinheiro e um salário nominal ou uma consultoria especializada para recolocação. Estes benefícios também podem ser aplicados para integrantes do grupo de 85 funcionários com estabilidade e que queiram deixar a empresa.

“Parabéns aos trabalhadores que acreditaram no sindicato, decidiram resistir e lutar pelos seus empregos e direitos, com a convicção de que a única batalha que se perde é aquela que se abandona. A maior conquista não é o que se reivindica, mas sim a consciência de classe”, afirmou o secretário de Administração do Sindicato dos Químicos do ABC, Fabio Lins.

OUTRO LADO

Por nota, a Basf confirma o acordo. “A reunião de mediação no TRT entre a empresa e o representante dos trabalhadores resultou em grandes avanços e que após consenso entre as partes agora será redigido um acordo que beneficia os colaboradores da unidade de tintas automotivas da Basf. A empresa reitera que as pessoas estão em primeiro lugar e que o consenso é mostra do compromisso da empresa com seus colaboradores”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;