Setecidades Titulo Obrigatória a partir de 2032
Apenas 0,3% da região adere a nova identidade

CIN tem mesmo número do CPF, fornecendo segurança e integrando dados; veja como fazer

Renan Soares
10/06/2024 | 10:52
Compartilhar notícia
FOTO: Reprodução

ouça este conteúdo

 Apenas 0,3% do Grande ABC já aderiu à nova CIN (Carteira de Identidade Nacional). O documento tem validade nacional e possui o mesmo número do CPF, mas fornece elementos de segurança, como QR-Code, garantindo a identificação conforme padrões internacionais. A nova identidade, em formato físico e digital, integra os dados de identificação do cidadão (veja exemplo na foto) e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação. A novidade será obrigatória a partir de 2032 – e o Diário mostra desde já como emitir sua CIN.

A emissão do novo modelo de identidade está sendo realizada desde 11 de janeiro, de forma simultânea com a carteira de identidade estadual. Segundo o Estado, compete ao cidadão optar pela CIN ou pelo RG estadual, que não foi encerrado. Atualmente são mais de 85.000 CINs emitidas em São Paulo. A procura pelo serviço é feita exclusivamente pelo aplicativo do Poupatempo, com média de agendamento de 1.300 pessoas por dia. Até o momento, já foram emitidas mais de 7,8 milhões de CINs em todo o Brasil. 

Entre 11 de janeiro e 5 de maio de 2024, foram emitidas 9.095 CINs nas cidades do Grande ABC. Santo André registrou 1.242 emissões, enquanto São Bernardo teve 2.220 e São Caetano liderou, com 3.512. Diadema contou com 501 emissões, Mauá com 1.279, Ribeirão Pires com 328 e Rio Grande da Serra com apenas 13. O número de certificações representa apenas 0,3% da população de 2.696.530 da região, segundo dados do Censo Demográfico de 2022 produzido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

COMO FAZER?

A emissão da 1ª via do novo documento de identidade é gratuita. Para obter o novo documento de identidade no Poupatempo, a população deve seguir os seguintes passos. Primeiro, agende seu atendimento pelo aplicativo Poupatempo SP.Gov.br – o agendamento é individual e intransferível. Caso não possa comparecer, cancele o agendamento.

No dia marcado, compareça no horário agendado ao Poupatempo, informe o número do protocolo e apresente os documentos exigidos em bom estado. Se for menor de 16 anos, deve comparecer com o responsável legal ou com uma autorização assinada. Após o pedido, acompanhe a emissão do documento por qualquer canal do Poupatempo. Assim, será possível saber quando o documento estará pronto.

Qualquer pesso pode retirar o documento, desde que leve o protocolo cadastrado. O pai, a mãe ou outro responsável legal podem retirar o documento de um menor de 16 anos, apresentando o próprio documento de identificação e um comprovante de representação legal. 

Após a emissão, pode-se acessar a versão digital da CIN pelo aplicativo Gov.br, na carteira de documentos. Isso permite a utilização da nova identidade diretamente pelo celular. Para mais informações sobre como acessar a CIN digital, confira o tutorial disponível no Qr-Code ao lado.

“Com essa nova identidade você passa a ter o CPF como número único, isso é fundamental porque é possível endereçar todos os cadastros que dizem respeito a pessoa, como benefícios ou direitos”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, sobre a importância da CIN. “A CIN é um instrumento de cidadania que permite que você tenha um acesso facilitado e um Estado mais proativo para atender à necessidade do cidadão”, finaliza.

CIN pode ter especificações adicionadas

A nova CIN (Carteira de Identidade Nacional) pode ter especificações adicionadas. Entre elas, o cidadão pode optar por incluir tipo sanguíneo e nome social, além de simbologias que identifiquem deficiências ou outra condição de saúde.

Para obter o RG em São Paulo, deve-se apresentar a documentação após agendamento pelo aplicativo Poupatempo SP.Gov.br. Se a pessoa não for nascida no Brasil, deverá apresentar o certificado de naturalização, título de igualdade de direitos e deveres ou cópia do Diário Oficial da União. Filhos de brasileiros nascidos no exterior devem apresentar a transcrição da certidão de nascimento. 

Para maiores de 18 anos que ainda não possuem RG de São Paulo, é necessário levar a via original e uma cópia de documentos como cartão de banco, carteira de clube, RG emitido em outro estado, boletim de ocorrência (em caso de furto ou roubo), carteira de identificação profissional, carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), certificado militar ou reservista e título de eleitor – isso ajuda a confirmar os dados e evitar atrasos.

Para incluir o tipo sanguíneo, o morador tem de levar a via original e uma cópia do resultado de exame laboratorial de tipagem sanguínea, assinado pelo responsável e com o número de registro no conselho. O exame deve ter sido feito após os cinco anos de idade. Para inserir ou excluir o nome social, preencha o requerimento disponível no aplicativo em Outras informações. Se for convivente, leve a certidão de nascimento ou de casamento com a averbação da União Estável. Não é aceito certidão plastificada ou a forma impressa da certidão eletrônica, e deve estar em bom estado, sem rasgos ou rasuras. Além disso, será necessário deixar cópias simples dos documentos.

Para incluir simbologias de deficiência auditiva, intelectual, motora, visual, autismo ou outra condição de saúde, leve o formulário preenchido pelo médico, disponível em Outras informações. Leve também a original ou cópia autenticada da certidão de nascimento, ou casamento, que comprove seu estado civil atual, além de um documento em que conste seu CPF. Não é aceita certidão plastificada ou a forma impressa da eletrônica. Além disso, será necessário deixar cópias simples dos documentos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;