Diadema foi representada no encontro que o Diário promoveu em 19 de abril pelo memorialista walter Adão Carreiro e pela arquiteta Maria Luísa Gagliardi, a Loli
ouça este conteúdo
|
readme
|
Loli escreveu: “Foi somente em 15 de abril de 1964 que Diadema ganhou um dia para chamar de seu. Foi o ano em que o dia 8 de dezembro foi instituído oficialmente como a data de aniversário da emancipação político-administrativa da cidade, dada pela Lei 184/64”.
NOTA - O 15 de abril de 1964 passa a ser incluído no rol das efemérides desta página Memória.
UM CAMINHO
Diadema emancipou-se de São Bernardo por meio de plebiscito realizado na véspera do Natal de 1958. Participaram 300 eleitores e o “sim” da emancipação venceu por uma margem de apenas 36 votos.
Décadas depois, um daqueles eleitores, na condição de autonomista, localizou na Assembleia Legislativa o processo da emancipação, copiado e divulgado como receita às demais cidades.
Walter Carreiro, metalúrgico aposentado, hoje memorialista, ensinou a todos nós que um caminho para se chegar à história da emancipação municipal passa pela Alesp. Para tanto, é preciso vasculhar os arquivos da Assembleia, pois nem tudo está devidamente ordenado na nossa casa de leis maior.
No caso de São Bernardo, o do apêndice “do Campo”, nascido no crepúsculo da ditadura Vargas, a situação é mais difícil e é preciso descobrir onde se arquivou a documentação do chamado “Departamento das Municipalidades”, órgão que fez as vezes do Poder Legislativo quando este foi impedido de existir.
WALTER CARREIRO
Ele grava um depoimento comovente naquela tarde de 19 de abril de 2024, no Salão Nobre do Diário, ao explicar como escreveu a história de Diadema: “Foi difícil. O meu livro sobre as ruas demorou dez anos. As pessoas perguntavam: já terminou? Fiz tudo a pé”.
LOLI, A ARQUITETA
Maria Luísa Gagliardi forneceu, dias depois do encontro no Diário, um texto em que reúne documentos sobre o processo de formação político-administrativa de Diadema, do qual extraímos a data do 15 de abril de 1964.
O trabalho de Loli abre o vídeo sobre a participação de Diadema no encontro organizado pelo Diário do Grande ABC.
NO AR
A participação de Diadema no encontro dos memorialistas de 19 de abril, logo, logo, estará no site do Diário (www.dgabc.com.br), no Youtube e em outras plataformas.
Crédito da foto 1 – André Henriques (19-4-2024)
DIADEMA PRESENTE. Walter Carreiro ao microfone. Ele olha para a parceira Loli (de camisa branca e máscara): a cidade pode contar com estudiosos do porte destes dois queridos memorialistas
Crédito da foto 2 – Acervo: PMD
DOCUMENTO. Datilografados no original, os dois artigos de uma lei importante para Diadema, a de número 184, de 1964: o 8 de dezembro passa a ser a data master da cidade, celebrada até os dias atuais
Crédito da foto 3 – Projeto Memória
AMAURY MARTINS DE CARVALHO. Líder autonomista, 101 anos de idade, memorialista de Diadema
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quinta-feira, 9 de junho de 1994 – Edição 8721
MANCHETE – CUT quer controlar preço. Dólar dispara. Valter Moura, presidente da Acisbec, critica Vicentinho e classifica a proposta de “terrorismo para desestabilizar economia”. Paralelo valoriza 2,9% em um dia.
COPA 94 – Brasil faz 8 em Honduras (8 a 2) em amistoso preparatório à Copa dos EUA.
Diário envia dois repórteres aos Estados Unidos. O editor de Esportes, Edson Rossi, e o repórter Paulo Carneiro embarcaram ontem (8-6-1994) para os EUA. Ficarão em São Francisco.
EM 9 DE JUNHO DE...
1979 – Inaugurado oficialmente o Plimec do Jardim Farina, em São Bernardo. O Núcleo do Plano de Integração do Menor e Família na Comunidade atendia a 258 crianças.
A Fundação das Artes de São Caetano apresentava um recital de violão a cargo de Francisco Araújo e lançava o livro “Além do Arco-Íris”, de Rubens Brosso.
HOJE
Dia Nacional de Anchieta
Dia do Porteiro
Dia do Tenista.
Beato Anchieta
9 de junho
Hoje comemora-se o Dia Nacional de São José de Anchieta. Natural de San Cristóbal de La Laguna, em Tenerife, Ilhas Canárias, o padre nasceu no dia 19 de março de 1534. Faleceu em 9 de junho de 1597, na aldeia de Reritiba, atual cidade de Anchieta, Espírito Santo. É o Apóstolo do Brasil.
Fonte: CNBB
Ilustração: Benedito Calixto de Jesus; acervo: Museu Paulista (Ipiranga)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.