Política Titulo Pesquisa
Guto e Roncon aparecem tecnicamente empatados na disputa pelo Paço de Ribeirão

Prefeito tem 38,6% das intenções, contra 32,9% do principal oposicionista, a seis meses das eleições

Evaldo Novelini
04/04/2024 | 12:34
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


A seis meses da eleição, a disputa pela Prefeitura de Ribeirão Pires está embolada. No cenário mais próximo daquele que deve se configurar em 6 de outubro, o prefeito Guto Volpi (PL), pré-candidato à reeleição, aparece com 38,6% das intenções de voto contra 32,9% de seu principal oponente, Gabriel Roncon (Cidadania), em levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas a pedido do Diário.

Além dos líderes, o cenário estimulado, quando o pesquisador apresenta um disco com os nomes de todos os concorrentes, também traz César do Canoa (PSDB), com 4,3% das menções; Renato Foresto (PT), com os mesmos 4,3%; e Ricardo Abílio (Novo), com 2,5%. Disseram que não escolheriam nenhum, optaria pelo branco ou anulariam o voto 11,6% dos entrevistados. Outros 5,7% disseram não saber ou não responderam.

Como a margem de erro da pesquisa é de 4,4 pontos percentuais, não seria possível dizer com segurança quem venceria a eleição se o pleito fosse hoje. No melhor cenário, Roncon poderia ter 37,3% dos votos, enquanto Guto, no pior, cairia para 34,2%.

Em uma outra configuração estimulada, com menos candidatos, o empate técnico persiste. Guto Volpi tem 39,8% das menções, contra 35,9% de Gabriel Roncon. Renato Foresto aparece com 5,9%. Brancos, nulos ou eleitores que disseram não votar em nenhum somaram 11,8%. Não souberam ou não quiseram responder, 6,7% dos entrevistados.

Na pesquisa espontânea, quando os agentes do Paraná Pesquisas se limitam a questionar o eleitor sobre em quem votaria se o pleito fosse hoje, mas não apresentam nenhum nome, o prefeito Guto Volpi lidera com 15,3%. Roncon tem 8,2%. Renato Foresto aparece com 1%, enquanto César do Canoa e Ricardo Abílio aparecem com 0,2% cada. Houve 0,8% dos entrevistados que citou outros políticos. Não souberam ou não quiseram responder, 65,9% dos consultados. Disseram que não vão optar por ninguém, vão apertar a tecla Branco ou devem anular o voto 8,4%.

O instituto também quis saber qual é o pré-candidato mais rejeitado do eleitor ribeirão-pirense. Guto Volpi aparece na liderança, com 34.1% das citações. Gabriel Roncon vem em segundo, com 20,8%. Renato Foresto tem 16,3%; César do Canoa, 14,7% e Ricardo Abílio, 14,1%. Disseram que poderiam votar em todos eles, 5,1% dos entrevistados. Outros 21.6% não souberam ou não quiseram responder.

O Paraná Pesquisas mediu ainda o impacto do apoio de lideranças políticas estaduais e federais na eleição de Ribeirão Pires. O prestígio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o maior. Disseram que, com certeza, votaria em um candidato aliado do republicano 23,7% dos entrevistados. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obteve a mesma resposta de 21,6% dos ribeirão-pirenses, enquanto o atual, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu 20,2%. Já 50,6% dos ouvidos disseram que jamais votariam em alguém próximo ao petista – o índice do liberal foi de 48,4% e de 33,3% para o governador.

O instituto Paraná ouviu 510 eleitores de Ribeirão Pires, a partir de 16 anos, entre os dias 29 de março e 3 de abril. Aproximadamente 20% dos questionários foram auditados. O grau de confiança dos resultados é de 95%. Contratada pelo Diário, a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código SP-05903/2024.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;