Serão contemplados 6,5 mi de contribuintes brasileiros, que somam R$ 11 bilhões; no Grande ABC, 447,6 mil têm direito ao reembolso
A Receita Federal abre amanhã (23), às 10h, consulta a mais um lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2025, o maior da história em número de contribuintes e em valor. Esse é o segundo dos cinco lotes de 2025 e também contempla restituições residuais de anos anteriores (confira distribuição na arte ao lado).
Das 908.930 declarações enviadas por contribuintes do Grande ABC, 447.625 têm direito a restituição neste lote. A opção de recebimento dos valores por meio de Pix foi assinalada, na média, por 67% das pessoas.
O crédito bancário das 6.545.322 restituições no País será realizado ao longo do dia 30 de junho, no valor total de R$ 11 bilhões.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página Meu Imposto de Renda (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/meu-imposto-de-renda) e, em seguida, Consultar a Restituição. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
O pagamento das restituições é feito pela Receita Federal apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Dessa forma, as rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta destino.
Para não haver prejuízo ao cidadão, a Receita oferece o serviço de reagendamento disponibilizado pelo Banco do Brasil pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito. Assim, o contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade.
OUTROS LOTES
Quem não for contemplado neste lote deve ficar atento às outras datas. A Receita Federal programou cinco delas, sempre no último dia do mês até 30 de setembro. Dessa forma, o próximo pagamento está agendado para 31 de julho.
Uma das vantagens de ficar para os últimos lotes é a correção do valor da restituição. Quem estiver contemplado neste segundo grupo de pagamentos vai receber 1% de juros sobre o valor do reembolso.
O percentual vai subindo a cada um dos lotes e isso pode representar ganho para os contribuintes. Durante o período de declaração, alguns especialistas chegaram a orientar as pessoas que não estavam necessitando do dinheiro da restituição para que deixassem para enviar nos últimos dias do prazo, encerrado em 30 de maio.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.