Cultura & Lazer Titulo
O Atlas agora é virtual
Janaina Fidalgo
Especial para o Diário OnLine
12/01/1999 | 12:00
Compartilhar notícia


Gostar ou nao de determinado assunto nem sempre é a questao. Muitas vezes a necessidade fala mais alto e o prazer fica de lado. História, assim como Matemática, é sempre um caso de amor ou ódio. Para os que gostam, os conhecimentos sao sempre inesgotáveis. A dificuldade mesmo está em se inteirar de um assunto que nao nos desperta interesse. O jeito, entao, é buscar um atalho mais rápido e eficiente.

O Atlas Histórico do Século XX é um destes "atalhos". De maneira didática e objetiva, é possível encontrar informaçoes sobre sociedade, economia e política mundial, desde o início do século XX.

Quem nao gosta de História costuma justificar sua repulsa dizendo que é uma matéria muito teórica, com textos muito longos, monótonos e excessiva quantidade de datas, nomes e detalhes. Este site procura trabalhar com uma linguagem mais visual e se torna, por isso, agradável e de fácil entendimento. Há ícones que restringem e facilitam as buscas, tais como cidade, governo, guerras, relaçoes econômicas, condiçoes de vida e economia.

As informaçoes sao colocadas num mapa-múndi e, de acordo com uma escala de cores em dégradé (logo abaixo do mapa), pode-se verificar qual a situaçao dos países ou continentes no referido assunto.

Os temas sao muito variados. Há aspectos socioeconômicos (índices sobre mortalidade infantil, expectativa de vida, alfabetizaçao, força agrícola e telefonia), sistema de governo (por tipo, inclusive), guerras, desastres, religioes, jogos olímpicos, prêmios Nobel etc.

Sem dúvida - para muitos - aprender história e geopolítica pela Internet é muito mais dinâmico e produtivo do que ler e reler os pontos do livro de história sem absorver nada. É uma boa opçao para estudantes e também para quem quer relembrar alguns fatos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;