Setecidades Titulo
Jardim dos taxistas da Igreja Matriz
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
24/11/2007 | 07:39
Compartilhar notícia


Elas estão ali, pequenas e ajeitadas, para enfeitar o Centro de São Bernardo e o ambiente de trabalho dos taxistas do ponto da Igreja Matriz. São casinhas e pequenos jardins no pé de 19 árvores da Rua Padre Lustosa.

Os 13 taxistas do ponto número um da cidade contribuem para conservar o local. Dão água, limpam e cuidam para que as pessoas não mexam no jardim. “O ponto é 24 horas e tem sempre alguém por perto. Não tivemos problema com vândalos até agora”, conta o taxista José Dantas Pires, 66 anos, o Zequinha.

É dele a idéia dos jardins e é ele mesmo quem faz as casinhas de artesanato. “Eu vejo muita madeira jogada e coloco dentro do carro para reutilizá-la. Faço por prazer, por amor à natureza e à arte. Não vendo as casinhas”, diz.

O carro-chefe de seu trabalho é a pinha, com a qual faz o telhado das casas. “Faço artesanato desde os 3 anos de idade e nunca parei. Nunca copio nada e a criatividade vem na hora”, afirma. Outra parte do material ele tira do que já caiu de árvores da praça.

Crianças e pessoas que casam na Igreja e no cartório da rua de baixo costumam parar para tirar fotos no local. “Melhorou muito o visual daqui. As pessoas olham, comentam com a gente e adoram”, afirma o taxista Brasileu Silva, 61 anos.

Um caso inusitado aconteceu semanas atrás. “Uma senhora veio aqui, viu a casinha que parece uma igreja, colocou R$ 0,50, ajoelhou e rezou. Ficamos só olhando”, conta Silva.

Herança - As netas de Zequinha, Beatriz Lopes, 8 anos, e Larissa Pires, 9, começaram a brincar com artesanato bem cedo, aos 5 e 3 anos, respectivamente. “O ambiente fica mais leve. Gosto da natureza e vivo melhor assim. Cada um deve fazer a sua parte para embelezar a cidade”, acredita Zequinha.

Placas como Se seu cachorro é colírio para seus olhos, as flores são colírio da natureza alertam que os taxistas não querem que as árvores sirvam de banheiro para cachorros. Outra – Os taxistas da Matriz conservam este jardim – visa mostrar os responsáveis pelos cuidados no local.

E o jardim não parou por aí. Um exemplar de pau-brasil foi plantado no jardim da Praça Matriz para relembrar a história do País. Uma muda de dama-da-noite foi plantada bem próximo ao ponto para perfumar o ambiente. Idéia do taxista Zequinha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;