Setecidades Titulo Vila São Pedro
Guarda Civil de São Bernardo entra em conflito com a população ao demolir moradias
Da Redação
05/03/2024 | 09:53
Compartilhar notícia
FOTO: Arquivo Pessoal


A ação da GCM (Guarda Civil Municipal), com tratores para demolir moradias, ocorre na Rua da Educação, na Vila São Pedro em São Bernardo. Moradores contam ao Diário que papéis de reintegração de posse não foram apresentados antes desta terça-feira (5).

Nos vídeos encaminhados à equipe de reportagem, é possível observar crianças de colo assustadas pela abordagem e pelo menos cinco carros da Romu (Ronda Municipal).

Moradores relataram violência na ação. Segundo Wesley Guilherme, motoboy de 22 anos, ao menos seis agentes o asfixiaram e ameaçaram durante o episódio. "As pessoas aqui são carentes, precisam de atenção, não têm onde morar. Eles vêm sem mostrar um mandado, um papel e apresentar com clareza que têm um poder justamente para isto ou devem fazer isto realmente. Só fui questionar meus direitos e o que aconteceu hoje", resume.

A estudante de Psicologia, Ticiane Alves, 24 anos contou ao Diário como começou o conflito da Ronda Municipal de São Bernardo no terreno da Rua da Educação. "Antes de tudo somos humanos. Não somos objetos descartáveis para eles simplesmente chegarem sem se preocupar com o bem-estar do outro", desabafa.

O vizinho de Ticiane mesmo foi ferido com uma bala de borracha, enquanto abrigava o filho.

De acordo com o vereador atuante na cidade, Getúlio do Amarelinho (PT), a intervenção ocorre por risco à população. Segundo ele, as 19 famílias devem receber um valor de R$ 315 por três meses como reparação.

Moradores estimam que pelo menos 20 casas venham abaixo por determinação da Prefeitura.

Mais informações em breve.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;