Setecidades Titulo
Chácara Silvestre terá praça anexa
Rafael Nunes
Do Diário do Grande ABC
12/08/2011 | 07:31
Compartilhar notícia


A reabertura da Chácara Silvestre, marcada para o dia 27, contará com uma expansão no terreno estabelecido para o novo parque, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. Uma área de 5.600 metros quadrados, entre as ruas Helena Aparecida Secol e Antônio Fregonesi, foi incorporada ao projeto de reestruturação do local. Um antigo terreno baldio dará lugar a uma praça, anexa por meio de uma ponte ao restante do parque.

A Prefeitura finaliza a construção de área de convivência com playground e circuito de bicicleta. O município apontou a pouca utilidade do espaço público agregado na planta para a mudança no projeto. "Os moradores vão ganhar muito (com a praça), porque era um local abandonado, com muito lixo jogado. Era um terreno grande e desperdiçado", disse Joneíde Dias Rodrigues, paisagista encarregado das mudanças no parque.

A chácara permanece em obras desde abril, quando fora anunciada a intervenção geral no espaço histórico. Dos R$ 3,4 milhões previstos para investimento, já é possível perceber as mudanças propostas pelo município. Na entrada do parque o morador vê a estrutura de um palco ao ar livre. A antiga piscina deu espaço a um espelho d'água raso, próximo às estruturas de enfermaria e lanchonete que atenderão os visitantes.

Do arvoredo natural da Chácara Silvestre, apenas 50 espécies foram retiradas, conforme acordo firmado com o Compahc (Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural). "Estamos acompanhando de perto o que é feito. Tudo que foi removido passou pelo conselho também", apontou Valquíria Del Santi, presidente da ONG SOS Chácara Silvestre, um dos entes que compõem do Compahc. Em contrapartida, de acordo com levantamento realizado pela equipe do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, 2.000 mudas nativas e frutíferas já foram enviadas ao espaço para plantio.

Casarão dos Simonsen vai continuar fechado ao público

Mesmo com a reabertura da chácara, a antiga casa da família Simonsen permancerá fechada ao público. A Prefeitura de São Bernardo concluiu o projeto de restauração, mas ainda não abriu edital de contratação da empresa que fará a revitalização da casa. Ali será instalado um Centro de Referência de Cultura Popular, voltado à contação de histórias e manifestações folclóricas. Não há previsão de quando a área reabrirá as portas.

Imbróglio

Na tentativa de resolver a polêmica gerada pela abertura da Rua Antônio Fregonesi, moradores do Jardim Palermo e a Secretaria de Transportes se reúnem terça-feira para tratar de ações de compensação à abertura da via. A insatisfação está relacionada à anexação da área da praça. O anúncio da abertura da rua desagradou a quem vive na região. "Não é uma boa (abertura da rua). O bairro está formado e acabamos perdendo 400 metros. Isso vai gerar um impacto para quem morava em rua sem saída", afirmou Valquíria Del Santi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;