Setecidades Titulo
Volpi é a favor de Carnaval único na região
Tiago Dantas
Do Diário do Grande ABC
19/02/2010 | 07:50
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


O novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), é favorável à criação de um único desfile de Carnaval para as sete cidades da região. O assunto deve entrar em pauta na próxima assembleia da entidade, dia 8.

"A ideia é simpática e pode ajudar a sedimentar uma opção de turismo regional que traria até novas oportunidades de emprego", afirma Volpi, que toma posse oficialmente no Consórcio dia 5. Outros prefeitos da região mostraram apoio à regionalização da Folia, bandeira levantada pelo Diário durante os desfiles deste ano. Ontem, a região conheceu a última escola campeã - a Mocidade Alegre de São Leopoldo foi a melhor em São Bernardo.

Ainda não há consenso com relação ao formato do Carnaval regional. Alguns prefeitos defendem a realização de um único evento com as campeãs de cada municpipio. "O melhor é cada um realizar seu desfile e depois fazer uma festa regional", opina o prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB).

"As agremiações representam suas comunidades e trazem para as avenidas muito do cotidiano destas pessoas. Isto reforça muito a cultura e as características próprias de cada cidade", diz o prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), que concorda com uma festa para as campeãs.

"Os Carnavais devem continuar nas suas cidades. No ano seguinte, a campeã participa do Carnaval regional", propõe Frank Aguiar (PTB), vice-prefeito de São Bernardo. Prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB) é favorável ao Carnaval regional, mas acredita que cada município deva manter suas Folias tradicionais.

"Não podemos descartar a ideia", diz o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mauá, José Estevam Gazinhato. "Mas não creio que a unificação iria atender todas as comunidades carnavalescas da região."

Sambistas acham que visibilidade aumentaria

Sambistas ouvidos pelo Diário também concordam com a criação de um desfile de Carnaval unificado para todo o Grande ABC.

Contratado para comentar os desfiles de São Bernardo, Edimar Thobias da Silva,presidente da Vai-Vai, acha que o Carnaval regional traria mais visibilidade. "Seria ótimo. Acho que, juntas, as escolas poderiam conseguir mais verba, de repente até junto a empresas, e não só com as prefeituras", afirmou Thobias da Vai-Vai.

Presidente da Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá), Roberto Amaro de Lima, apoia um desfile para as vitoriosas da região. "Seria bom levar as campeãs e as vices para um desfile único", opina Lima.

"É necessário ter os pés no chão. Um evento desse porte não sai do papel do dia para a noite. É preciso um planejamento que contemple a participação das cidades, destinação de verbas, cronograma de execução", diz o prefeito de Ribeirão Pires e presidente do Consórcio Intermunicipal, Clóvis Volpi (PV).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;