Cultura & Lazer Titulo
Sites ensinam a poupar energia
Carolina Godoy
Do Diário OnLine
08/06/2001 | 16:30
Compartilhar notícia


Em época de racionamento, nada mais útil do que sites que ensinam a economizar eletricidade. É o caso do Poupe Energia, que oferece dicas sobre como reduzir o valor de sua conta de luz. Há também o Me Desligue, onde os internautas podem fazer o download de uma proteção de tela ‘econômica’.

No Poupe Energia, é possível saber quais são os vilões das residências, responsáveis por grande parte da energia consumida. Um condicionador de ar, por exemplo, chega a gastar de 30% a 40% da eletricidade de uma casa. Para um melhor aproveitamento do aparelho, recomenda-se sua instalação em locais com boa circulação de ar e protegidos da incidência de raios solares. Sempre que estiver em funcionamento, também é aconselhável manter portas e janelas fechadas.

O site ainda oferece uma relação de links onde os leitores poderão esclarecer suas dúvidas sobre o plano de racionamento de energia.

Já o Me desligue foi desenvolvido para os usuários de computador. Quando ativada, a proteção de tela disponível na página para download passa a mostrar quantos quilowatts poderiam ser economizados caso o monitor estivesse desligado.

O site também oferece uma tabela onde você poderá calcular qual o consumo médio de sua casa. Dessa forma, é possível saber se a meta de redução de energia estipulada pelo governo será atingida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;