Setecidades Titulo
Blocos abrem Carnaval na região amanhã
Célia Maria Pernica
Do Diário do Grande ABC
25/01/2008 | 07:15
Compartilhar notícia


Os dois blocos de Carnaval mais tradicionais do Grande ABC – o Mocréias, de Ribeirão Pires, e o Não Oprime Que Eu Grito!, de Santo André – vão iniciar as festividades momescas amanhã, ao meio-dia.

Com expectativa de reunir mais de 15 mil foliões, o Bloco das Mocréias promete muita irreverência desde a concentração na Rua Stella Bruna Nardelli, no Centro de Ribeirão.

Para participar, basta ser homem e estar trajado com roupas femininas. As crianças, mulheres e homens que não quiserem se fantasiar também podem participar da folia adquirindo camisetas a R$ 10 na lojinha do bloco aberta no local.

Criado por um grupo de amigos na década de 1970, o Mocréias caiu no gosto dos jovens desde o início. Não à toa, extrapolou as fronteiras de Ribeirão Pires no final dos anos 1990, atraindo foliões de toda a Grande São Paulo.

O grupo pré-carnavalesco mantém a tradição de desfilar sempre no sábado que antecede as comemorações do Momo no resto do País.

NÃO OPRIME

Já o bloco Não Oprime Que Eu Grito! abrirá o Carnaval de Santo André com um desfile no calçadão da Oliveira Lima, na região central. A concentração será na concha acústica da Praça do Carmo.

Para quem não tiver fantasia, o grupo oferece algumas peças no local, mas garante que é possível participar sem estar fantasiado.

Grupos, associações e ONGs também poderão cair na folia, pois o objetivo do bloco é a inclusão de todos no Carnaval.

Criado há quatro anos, o Não Oprime Que Eu Grito! pretende levar para o calçadão cerca de 120 pessoas, além de bonecões, máscaras e fantasias confeccionados pelos próprios foliões. O som ficará a cargo da Banda Lyra da cidade. “A nossa proposta é fazer um Carnaval de inclusão”, comenta Helena Bento, da Coordenadoria do GTO (Grupo de Teatro Oprimido), parceiro do bloco.

CUSTOA participação nos blocos é gratuita (exceto camisetas). Informações sobre o Mocréias pelo telefone 7423-1522, com Mário Malerba; e sobre o Não Oprime Que Eu Grito! pelo número 4433-0134, com Helena Bento.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;