Setecidades Titulo
Primeira etapa da eleição da UFABC é divulgada hoje
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
11/12/2009 | 08:10
Compartilhar notícia


Sai hoje o resultado da consulta acadêmica do primeiro processo eleitoral para escolha do reitor e vice-reitor da UFABC (Universidade Federal do ABC). Votaram, ontem, professores, alunos e funcionários da instituição.

Os 284 professores têm o voto mais representativo (peso sete), seguido pelo corpo discente (3.300 alunos) e funcionários (233) com um e meio cada. A escolha, no entanto, tem mais duas etapas. O resultado da consulta é encaminhado para um colégio eleitoral e a decisão deste é submetida ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que indica o nome de sua preferência em uma lista tríplice. Haddad deve receber os nomes na próxima semana.

A reitoria é disputada pela professora Adelaide Faljoni-Alario da área de Química, e por Hélio Waldman, docente no campo das Telecomunicações. Para a vice-reitoria são oito candidatos.

Ontem à tarde a movimentação era intensa no bloco B do campus Santo André. "Acreditamos que haverá mais de 50% de adesão em cada uma das categorias. Como o processo é novo, há um engajamento maior", afirma o presidente da comissão eleitoral, Pedro Sérgio Pereira Lima.

 

DISPUTA - Atual pró-reitor de graduação, Hélio Waldman parece ser o candidato preferido entre os alunos. Ontem, durante a consulta acadêmica, os universitários exibiam adesivos com o nome do candidato.

"É unanimidade entre os alunos porque o atual reitor (o físico Adalberto Fazzio) é muito querido entre nós, conseguiu inaugurar o bandejão, uma antiga reivindicação, e o professor Waldman representa a continuidade", diz a estudante Fernanda Bloise, 23 anos.

Enquanto isso, a professora Adelaide Faljoni-Alario que já ocupou o cargo de vice-reitora pode se valer da proximidade com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Adelaide e Haddad se conhecem desde 1998 e trabalharam juntos na USP (Universidade de São Paulo).

COLÉGIO ELEITORAL - O resultado de hoje ainda tem de ser referendado na próxima terça-feira por um colégio eleitoral, formado por professores e universitários, que forma a lista tríplice.

Além dos dois candidatos que participaram da consulta acadêmica, o professor José Alex Sant´Ana da Engenharia Civil também estará na lista.

Pela lei, são necessários três nomes para serem avaliados pelo ministro. Como na atual eleição há apenas dois candidatos, o terceiro é convidado a compor a lista tríplice. Esse convite é obrigatoriamente feito para o docente com mais tempo de casa.

Novo reitor terá de controlar obras

O novo reitor, que assume o cargo até março de 2010, terá como principais desafios controlar os prazos das obras da universidade e garantir melhor infraestrutura aos estudantes.

Depois de sucessivos prazos extrapolados, a promessa da UFABC é entregar o bloco A até março. O complexo, que reúne três prédios onde funcionarão os centros de engenharia, matemática e ciências humanas, em uma área aproximada de 40 mil metros quadrados, é considerado o coração da universidade. Lá que serão abrigados os cerca de 1.400 calouros cujas aulas iniciarão em maio de 2010.

Porém, a UFABC ainda tem pela frente a construção dos demais blocos de Santo André que abrigarão os centros culturais e esportivos e a torre do relógio prometidos para ser concluídos ao longo do próximo ano. Também precisam ser erguidos os campi de São Bernardo e Mauá. O primeiro ocupará terreno próximo ao ginásio poliesportivo, no bairro Anchieta, e o projeto arquitetônico está sendo escolhido. Para o segundo, em Mauá, as negociações pouco avançaram.

"O próximo reitor tem de ser comprometido não só com a área da pesquisa, mas também, com os laboratórios e boa infraestrutura para os alunos", salienta Leonardo Arcangelis, 21.

Amanda Ragazzon, 19, ressalta que gostaria de poder desfrutar todos os blocos da instituição, antes de se formar. Ela ingressou na universidade neste ano.

Para o professor de Filosofia Luis Peluso todo início é sempre caótico, porém, agora, a expectativa é de que o novo reitor consolide a universidade. "Antes estávamos saindo do zero, não havia nada criado. Porém, daqui para frente, não haverá mais desculpas." Peluso acredita que os dois candidatos têm experiência e boas condições de assumir a reitoria.

Docente da área de engenharia, Gerson Luiz Mantovani, também vê o processo como marco zero da UFABC. "É o início da universidade, espero que o novo reitor tenha visão ampla e coloque a UFABC como instituição de ensino de qualidade nos contextos nacional e até internacional."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;