Setecidades Titulo Criminalidade
Grande ABC tem dois veículos roubados ou furtados por hora

Novembro foi o mês com maior número de casos de furto de veículos no ano; principais índices criminais cresceram em relação ao mesmo período de 2021

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
27/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Por hora, dois veículos foram roubados ou furtados no mês passado nas cidades do Grande ABC. No total, a região registrou 1.584 ocorrências do tipo em novembro, segundo dados divulgados ontem pela SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo). 

O crime de roubo caracteriza-se quando há violência ou ameaça durante o ato, enquanto o furto não registra nenhuma dessas ações. 

Novembro foi o mês com maior número de casos de furto de veículos no ano, com 983 ocorrências. Até então, setembro acumulava a maior média mensal de 2022, com 951 notificações.

No ranking das cidades, Santo André (421) registra o maior número de furto de veículos, seguida por São Bernardo (241) e Mauá (163). 

Em comparação com o mesmo período de 2021, os crimes de roubo e furto de veículos apresentaram crescimento. No ano anterior foram 1.267 casos – alta de 25%. 

O cenário de insegurança no Grande ABC, principalmente de crimes contra o patrimônio, também é refletido em outros indicadores, como roubo geral (que inclui roubo de carga, a banco e outros objetos, como carteira e celular, por exemplo).

No mês de novembro foram notificados 2.047 casos – o maior número do ano para este tipo de delito. Em 2021 o número chegou a 1.764 – crescimento de 16%.

A SSP informou que os dados estatísticos são analisados mensalmente pelas polícias do Grande ABC para identificar os locais com maior incidência criminal para que, assim, sejam concentrados os trabalhos preventivos e de investigação. 

“Entre as ações realizadas para combater os roubos e furtos de veículos estão as operações desmanches, realizadas em oficinas e estacionamentos que comercializam peças automotivas. A Lei dos Desmanches, sancionada em 2014, não enfrenta somente o roubo do veículo, mas também o combate ao comércio ilegal de peças”, pontuou a pasta.

Segundo dados obtidos pelo Diário, por meio da Lei de Acesso à Informação, de janeiro a novembro deste ano foram lacrados três desmanches clandestinos na região. 

A seccional de São Bernardo, responsável pelo município são-bernardense e por São Caetano, fechou um local irregular no período, enquanto a seccional de Santo André, que abrange a cidade andreense e os municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, lacrou dois estabelecimentos irregulares.

“A orientação é para não comprar produtos sem nota fiscal ou com suspeita de origem ilícita. Este tema é tratado constantemente pelas autoridades policiais, principalmente durante as reuniões do Conseg (Conselhos Comunitários de Segurança), diretamente com os munícipes”, recomendou a Polícia Civil. 

As delegacias de Diadema não registraram nenhuma ocorrência de desmanches clandestinos no ano. 

ESTATÍSTICAS CRIMINAIS

Os principais indicadores criminais apresentaram alta em novembro na região. Casos de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) cresceram 56% em um ano, passando de sete em 2021 para 11 em 2022. 

Furto geral, que considera a subtração sem violência de diversos objetos, contabilizou no ano passado 2.091 notificações e neste ano foram 2.207 – alta de 5%. 

“As operações policiais realizadas em São Paulo possibilitaram a prisão de 152.481 pessoas e a apreensão de 9.317 armas nos 11 meses de 2022. Em maio a Operação Sufoco veio para reforçar o policiamento, que até o dia 21 de dezembro os policiais recuperaram mais de 5.000 veículos e vistoriaram 1,7 milhão. Também prenderam 27,8 mil pessoas e apreenderam 6,4 mil celulares”, destacou a SSP. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;