Setecidades Titulo Tecnologia no Natal
O Noel tá on!

Papai Noel Orlando soma quase 28 mil seguidores no TikTok com vídeos divertidos e conteúdos

Pamela Cadamuro
Do Diário do Grande ABC
25/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A primeira vez que ele vestiu a tradicional roupa vermelha e teve a missão de entregar presentes foi há quase 40 anos, para surpreender a sobrinha na noite de Natal. O que era uma tradição de família se tornou, desde 2015, um trabalho levado bastante a sério pelo ator Orlando Brandão, de 61 anos (foto ao lado).

Mas além das tradicionais fotos com crianças, adultos e até pets no Golden Square Shopping, em São Bernardo, onde ele trabalha anualmente desde 2017, o “Papai Noel Orlando” também acumula fãs nas redes sociais.

Com quase 28 mil seguidores no TikTok, uma rede social de vídeos curtos, uma das suas produções mais animadas chegou a 1,5 milhão de visualizações. “Eu me divirto fazendo os vídeos. O Noel é um personagem que vive dentro de mim o ano todo e nessa época eu ‘encarno’ ele”, explicou.

No YouTube, durante a pandemia, ele passou a produzir vídeos com direito a cenário e quadros como o “Help do Noel”. “Foi a forma de continuar presente quando não podíamos ter o contato presencial. Nisso, até meu filho entrou na brincadeira. Ele me ajudava nas gravações e virou um dos meus ‘Elfos’”, contou.

Nos vídeos, ele faz alguns combinados com as crianças, como sobre não pedir animais de estimação de presente. “Você pode ganhar um gatinho ou cachorro, mas do papai ou da mamãe. Eles sabem se vocês vão conseguir cuidar. Bichinho de verdade não é brinquedo”, diz em uma das gravações. Pelo sucesso nas redes, Orlando já “estrelou” algumas propagandas de TV para grandes marcas como uma fabricante de chocolates e uma rede de óticas.

Segredo bem guardado

Mesmo quando não está vestido de Papai Noel, ele faz questão de usar roupas com as cores que lembram o personagem, como camisas coloridas e um chapéu branco com fita vermelha. Por conta da barba branca, as crianças chegam a reconhecê-lo. “As crianças me chamam de Noel na rua, muito por conta da barba. Quando isso acontece, dou uma piscadinha e peço para elas guardarem segredo”, disse.

Nas cartas que recebe, além dos tradicionais brinquedos, alguns pedidos são emocionantes. “Algumas (crianças) pedem coisas como trazer o pai, que morreu, de volta, entre outras coisas que não são materiais. Nunca fui um Papai Noel de ‘cera’, sempre procuro conversar bastante com as crianças”.

Para todas as idades 

Aos 70 anos, o Noel Alvarenga também teve na família a sua conexão com o personagem. Desde os anos 80 ele se usa a roupa vermelha em uma tradição que passou pelos seus filhos e agora encanta os cinco netos. “Eles adoram, vejo nos olhos deles o mesmo brilho que eu via nos dos meus filhos quando eram pequenos”, relembra ele.

Durante a pandemia, ele também ficou “online” para manter o contato com outras crianças pelo Brasil inteiro, com mensagens e chamadas de vídeo. Neste ano, ele teve sua primeira experiência presencial no Shopping ABC, em Santo André, onde trabalhou neste fim de ano. “As crianças perguntam de tudo. Eu vou sempre contando histórias, estimulando esse lado lúdico com elas. Teve criança que veio toda semana só pra me abraçar aqui”, disse.

Apesar da jornada ser cansativa, ele fala que a recompensa vem em forma de sorriso. Não apenas das crianças, mas de pessoas de todas as idades. “É uma alegria muito grande, só quem vive o personagem sabe o quanto é satisfatório. Já tirei foto com bebê de 25 dias, mas também com uma senhora de 96 anos. Sinto que faço a diferença na vida das pessoas”.

Noel Alvarenga gosta de conversar com as crianças e adultos de todas as idades (Foto: André Henriques/DGABC)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;