Setecidades Titulo Preocupação
Casos de Covid-19 crescem 170% no Grande ABC

Foram ao menos 430 notificações em 24 horas; número é 170% maior que acumulado de casos nos sete primeiros dias do mês

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
09/11/2022 | 08:30
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC 21/1/22


Quatro cidades do Grande ABC registraram nesta terça-feira (8) 430 novas infecções por coronavírus em um período de 24 horas. Os dados, referentes a notificações em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá, reforçam o alerta sobre nova onda de crescimento dos casos na região e no Estado.

Para se ter dimensão do avanço da doença, nos sete primeiros dias de novembro, estes municípios receberam 159 confirmações da Covid-19 entre moradores. No comparativo com o intervalo de 24 horas entre os dias 7 e 8 deste mês, houve elevação de 170,4% de novas infecções. Os dados foram fornecidos pelas prefeituras.

Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não disponibilizaram informações por "instabilidade no sistema utilizado pela vigilância epidemiológica". Diadema, que teve 54 novos casos de coronavírus entre os dias 1º e 7 de novembro, não atualizou o número de infecções até ontem.

Depois de semanas com tendência de queda, o índice de contaminações pela Covid voltou a subir. Santo André, São Bernardo, São Caetano e Mauá tiveram 99 resultados positivos entre os dias 25 de outubro e 1º de novembro, o que representa alta de 60,6% no comparativo com a semana seguinte (159 casos).

Para o infectologista José Ribamar Branco, a imunização da população, que em parte não recebeu o ciclo completo de vacinas, pode estar atrelado à maior circulação e transmissão do vírus. "Há duas questões principais. Jovens adultos precisam manter atualizado o esquema de vacinação, com as três doses contra o coronavírus. Outro ponto é que pessoas que integram o grupo de risco para a doença devem sempre utilizar a máscara de proteção facial e evitar estar em locais aglomerados", destacou o especialista.

NOVA VARIANTE

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou ontem a primeira morte por Covid pela nova subvariante Ômicron (BQ 1.1). Nas redes, circulou a informação de que a mulher de 72 anos, que faleceu em unidade de saúde da Capital no dia 10 de outubro, seria de Diadema. A pasta estadual afirmou que o caso segue sob investigação. Até o fechamento desta edição, não houve confirmação da cidade de residência da paciente. Um segundo caso, conforme a Secretaria da Saúde, também está sob análise.

"A Secretaria de Estado da Saúde segue monitorando os casos de Covid, inclusive com o sequenciamento genômico dos testes positivo da doença. Foi por meio desse sequenciamento que identificamos os dois primeiros casos da nova variante BQ. 1.1 aqui no Estado. Os dois casos ainda estão sob investigação da vigilância epidemiológica estadual e da Capital para apurar a situação vacinal dos pacientes, as comorbidades, os locais de residência, entre outras informações. Neste momento, reforçamos a importância da vacinação, principalmente com as doses de reforço, para que casos que poderiam ser leves não se agravem e gerem hospitalizações", afirmou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado, Tatiana D''''''''Agostini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;