Setecidades Titulo
Sindicato de Santo André reinaugura biblioteca sexta
Valéria Cabrera
Do Diário do Grande ABC
28/02/2001 | 20:16
Compartilhar notícia


A Biblioteca Marcos Andreotti, pertencente ao Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, será reinaugurada sexta, após dois anos de reformas. Durante esse tempo, o espaço continuou de portas abertas ao público, mas sua capacidade de atendimento ficou prejudicada.

Localizada na sede do sindicato na rua Gertrudes de Lima, 202, Centro, em Santo André, a biblioteca teve o espaço físico ampliado de uma para duas salas no terceiro andar do prédio, sendo uma para abrigar o acervo e outra para leitura e pesquisa. O acervo conta com 1.520 livros, jornais, revistas, fotografias, fitas cassetes e vídeos. As obras enfocam temas diversos, especialmente Sociologia, Economia, Política, História e o movimento sindical na região desde a década de 40.

Além da história do sindicalismo na área metalúrgica, a biblioteca reúne ainda documentos de outras categorias, como a do Sindicato dos Químicos. Pode ser consultada, por exemplo, uma coleção com os primeiros números do jornal Tribuna Metalúrgica, editado até hoje pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com sede em São Bernardo, e que completará 30 anos em junho.

A biblioteca terá um conselho – formado por memorialistas, metalúrgicos aposentados e professores – que terá o papel de assessorar o espaço e, principalmente, garantir seu funcionamento. Inicialmente, a biblioteca vai abrir de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h. Seu funcionamento poderá ser estendido aos sábados e domingos, de acordo com a freqüência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;