Setecidades Titulo Filas
Suspensão de paradas do trem da Linha-10 Turquesa causa transtornos

Passageiros enfrentaram longas filas para pegarem os ônibus do Sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência)

Renata Fernandes
12/10/2022 | 09:40
Compartilhar notícia
Renata Fernandes


Longas filas, escadas rolantes sem funcionar, empurra-empurra e reclamações. A maioria dos passageiros que precisou usar os trens da Linha-10 Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) na manhã desta quarta-feira (12) reinvindicava por informações, apesar de a CPTM ter fixado alguns cartazes e soltado avisos sonoros esporádicos dentro dos trens sobre o fechamento das estações São Caetano, Santo André, Utinga e Prefeito Saladino.

A circulação dos trens nestas estações está suspensa neste feriado para obras de acessibilidade, manutenção, revitalização e melhorias na região, segundo a CPTM. Os passageiros eram redirecionados a pegarem os ônibus do Sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) gratuitamente e com paradas obrigatórias nas estações Tamanduateí, São Caetano, Utinga, Prefeito Saladino e Santo André.

O gerente comercial Marcos Soares, de 57 anos, disse que ficou surpreso e meio perdido ao chegar na estação. Ele saiu do Itaim Paulista, em São Paulo, e seguia para Santo André. "Sai de casa  7h e agora tenho que esperar a boa vontade dos ônibus. Péssimo o atendimento, porque vim sentado no trem e não ouvi nada, não tinha aviso, placa, nada", disse.

O barman Raimundo Nonato, 42, saiu da Freguesia do Ó, em São Paulo, e ia para São Caetano. "Estou indo ao trabalho e vou chegar atrasado, com certeza. Problema maior é que são poucos ônibus para esse tanto de gente. Olha a fila."

A reportagem fez o trajeto entre a estação Luz, em São Paulo, até Santo André e constatou atraso de pouco mais de uma hora, cartazes apenas na transferência do trem para o ônibus e apenas um aviso sonoro no percurso. A fila e as reclamações se espalhavam entre as pessoas ao mesmo tempo em que se ajudavam.

Muitas até tentavam compreender, mas se diziam indignadas por não fazerem as obras no período noturno como o funileiro Edson Nunes, 43. "Não tinha ideia sobre a situação que estava a estação, ninguém informa nada. Quem fica olhando rede social? Tem gente aqui que nem sabe ler, dirá olhar celular. Deveriam fazer essas obras no perído da noite, quando o trem fica parado", sugere.

O aposentado Eduardo José Ferreira, 74, trabalhou à noite toda como segurança no Riacho Grande e voltava para casa, em Mauá, por volta das 8h30 desta quarta. Ele estava indignado com a demora e a falta de informações. "Quem está lá em cima não pensa em quem trabalha e pega o transporte público, sem falar nos deficientes físicos e visuais, porque não respeitam ninguém. É uma falta de responsabilidade e consideração com o povo." Ele diz que já trabalhou como mecânico de trens e acredita que não justifica todo esse transtorno, porque as obras são nas plataformas e não nas linhas.


A suspensão das paradas segue até a meia-noite desta quarta-feira (12). A CPTM reforçou, por meio de nota, que informou aos passageiros sobre a suspensão do serviço com avisos sonoros nos trens e estações, assim como em suas redes sociais, site e aplicativo da companhia, além de divulgação à mídia pela assessoria de imprensa. Além disso, conforme diz a nota, colaboradores da CPTM estão à disposição para o esclarecimento de dúvidas, assim como a Central de Relacionamento no 0800 055 0121.

Com relação ao número de ônibus do PAESE, a assessoria informa que, inicialmente, foram solicitados 20 ônibus, mas com o monitoramento de passageiros nas estações, pediram mais 20, totalizando 40 veículos. Além disso, tiveram viagens diretas de Tamanduateí até Santo André com quatro ônibus articulados.

  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;