Setecidades Titulo Coluna Memória
Corinthians. Barcelona. E o gol de Adnan. A maior taça do Parque São Jorge. Pelé, Garrincha e o menino “Turco”.

Lá vai o menino de Ribeirão Pires. Viajando pelo mundo. Marcando gols. Fazendo história.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/04/2022 | 05:16
Compartilhar notícia


Acontecia no meio do campo

Depoimento: Adnan Abou Rizk. 

 Em 1969 o Corinthians excursionou pelos Estados Unidos e Espanha. Houve um quadrangular em Málaga. Na final, o Corinthians perdia por 1 a 0 do Barcelona. Marquei o gol de empate e o Benê o da vitória: 2 a 1 e a conquista da Taça Costa del Sol, o maior troféu da galeria corintiana. A taça é tão pesada que é preciso uns seis pra carregar.

Naquela época eram comuns as excursões, torneios internacionais. O Santos de Pelé era disputadíssimo. A gente ganhava 100, o Santos 1.000.

Viajei bastante e posso falar: o Pelé foi muito importante para o País. Joguei várias vezes contra ele. E ele era terrível. Ele tinha o preparo físico dos jogadores de hoje. Um corpo atlético exemplar.

Uma vez o Pelé me deu uma cotovelada no Morumbi num Corinthians e Santos. Depois fomos dar uma entrevista no programa do Bolinha. O Pelé cantou com o Silvio Caldas. Ele é um cara que nasceu para o futebol. E tem tudo: boa gente e maldoso com quem era maldoso. Quando alguém dava uma entrada desleal, como o Luiz Carlos fez certa vez, ele respondia:
- Olha, quando eu der, é uma só.

Uma vez passei a bola entre as pernas dele. Ele me derrubou. Era assim.

Tive a felicidade de treinar com o Garrincha no Corinthians. Que pessoa fantástica! Eu pensava: Garrincha, campeão do mundo em 1962, e eu jogando com ele.

No treino, o Oswaldo Brandão mandava a gente passar a bola pra ele. E o beque não devia dar combate no começo, só depois: pra ver se a gente reabilitava o Garrincha.
- O Turco, vamos embora! – dizia ele.
Me chamavam de “Turco”. Não cheguei a jogar em meu país natal, infelizmente. Íamos, certa vez, excursionar em Israel. Não deu certo...

Crédito da foto 1 – Acervo: Luiz Américo dos Santos

BOLA PESADA. Tempos do Caçula: a dupla Luiz Américo e Adnan: ao centro, Fheiz, de muitas competições em Ribeirão Pires

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 6 de abril de 1972 – Ano 14, edição 1810

MANCHETE – Hanói ataca para conseguir a paz.

EDITORIAL - Agora, veículos vão de trem.

SANTO ANDRÉ – Fiscalização fecha dois drive-in, Corujão e Chamengo.

SÃO CAETANO – Córrego do Moinho já tem galeria. Pista da Avenida Presidente Kennedy será prolongada entre a rua Fernando Ferraria e a avenida Tereza Campanella.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 5 de abril de 1992 – ano 33, edição 8038

ECONOMIA – Mercado informal cresce com recessão. Grande São Paulo ganhou em um ano 41 mil autônomos e mais de 24 mil trabalham sem carteira assinada. Reportagem: Cleide Silva.

No bairro Demarchi, em São Bernardo, incentivados pelo vaivém dos funcionários da Autolatina (VW), 76 barraqueiros oferecem serviço 24 horas de bar e lanchonete. É o “Express-Gabiru”. Fotos: Celso Luiz.

EM 6 DE ABRIL DE...

1887 – Criado o Fundo Escolar, imposto destinado à melhoria da instrução pública em São Paulo.

1902 – Realizada festa esportiva no Velódromo da Consolação, em São Paulo, com várias competições de atletismo e um jogo de “foot-ball” entre 11 amadores paulistas e 11 estrangeiros, em benefício da Liga Contra a Tuberculose e Liga Paulista de “Foot-ball”.

Da Agência Havas: Londres, 5. Santos Dumont partiu hoje para Nova York, tomando passagem no paquete “Deutschland”.

1922 – Comissão comemorativa ao centenário da Independência visitava as indústrias do Estado de São Paulo, entre as quais as do Município de São Bernardo, solicitando adesão ao evento. Mais de 100 indústrias já haviam aderido, entre as quais as de Jundiaí, Campinas, Americana, Sorocaba, Piracicaba e Ribeirão Preto.

1972 – Começa Semana de Estudos Históricos na Escola Américo Brasiliense, em Santo André.

1982 - “A Gaiola” volta a ser apresentada na região. Retrata vida, sonhos e lutas da classe operária. Peça de Andreone e Romeo. Montagem pelo grupo Teatro Debate do ABC. A peça percorreu durante um ano e meio a periferia de São Paulo.

1987 - Fundado o Grupo de Recuperação Antialcoólica e Drogas do Parque Novo Oratório, em Santo André.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Pedra Bela. Fundado em 1869 e elevado a município em 1964, quando se separa de Bragança Paulista.

Pelo Brasil, na Bahia, Boquira; em Pernambuco, Limoeiro; no Maranhão, Rosário; e em Sergipe, Santana do São Francisco.

HOJE

Dia Mundial da Atividade Física


SANTOS DO DIA

Marcelino, doutor da Igreja. Condenado à morte no ano 411 ao se opor ao movimento donatista, do bispo Donato. O bispo defendia que os sacramentos só podiam ser ministrados por santos, não por pecadores, isto é, por gente comum.

Juliana de Liège (Bélgica 1192-1258)

Falecimentos 

Álvaro Nosé
[Pedreira, SP, 18-2-1926 - Santo André, 3-4-2017]

Há cinco anos, Memória noticiava a partida de Álvaro Nosé, ex-secretário municipal em Santo André e ex-presidente do Clube Atlético Aramaçan.


Santo André

Benonis Miguel da Conceição, 91. Natural de Garanhuns (Pernambuco). Residia no Parque Novo Oratório, em Santo André. Dia 2. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Hilda de Oliveira Vilas Boas, 91. Natural de Cabo Verde (Minas Gerais). Residia na Vila Cecília Maria, em Santo André. Dia 2. Jardim da Colina.

Maria do Socorro de Araujo, 86. Natural de Bezerros (Pernambuco). Residia na Cidade São Jorge, em Santo André. Dia 2. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Orlando Bermelho, 80. Natural de Santo André. Residia no Jardim Santo Antônio, em Santo André. Dia 29. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Alice Doretti Vilas Boas, 92. Natural de Duartina (São Paulo). Residia no Centro de São Bernardo. Dia 30. Cemitério de Vila Euclides.

Florice Gianotto, 90. Natural de Ribeirão Preto (São Paulo). Residia no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. Dia 31, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

João Camillo Mosna, 84. Natural de Socorro (São Paulo). Residia no bairro Independência, em São Bernardo. Dia 2, em Santo André. Jardim da Colina.

São Caetano

Luiz Gatti, 85. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Jardim, em Santo André. Dia 3, em Santo André. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Diadema

Francisco Dias da Costa, 82. Natural de Barro (Ceará). Residia no Centro de Diadema. Dia 1º. Memorial Jardim Santo André.

Ribeirão Pires

Givanilda da Silva Franco, 69. Natural de Santos (São Paulo). Residia no Parque Aliança, em Ribeirão Pires. Dia 28. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;