Setecidades Titulo
Busca por passe gratuito deixa usuário 4h na fila em Diadema
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
28/08/2003 | 21:09
Compartilhar notícia


A fila para retirar passes escolares e de desempregado gratuitos, na ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema), em Diadema, esta quinta-feira dobrava o quarteirão. As pessoas demoraram até 4h para retirar o benefício. O problema se repete todos os meses e a espera pelo atendimento chega a demorar quatro horas na avenida Presidente Juscelino. Entre 12h e 13h, os funcionários vão almoçar e interrompem o atendimento. “É sempre assim. É porque os passes são de graça, então há esta humilhação”, disse a estudante Tamires José de Moura, 15 anos. Segundo a ETCD, 1.223 pessoas estiveram esta quinta-feira no posto.

São só quatro funcionários no atendimento ao público. “No mês passado, eu cheguei aqui às 6h e fui sair quase às 15h. Eles também param para o almoço”, disse a montadora desempregada Rosecleide Maria de Santana, 25. A espera é na calçada, sem qualquer cobertura.

A dona de casa Rosa Maria Oliveira, 49 anos, sempre retira passes escolares para o seu filho e disse que o atendimento ficou complicado depois que a distribuição dos passes passou a ser feita na sede da ETCD. “Antes, podíamos retirar nos NAPs (Núcleos de Atendimento à População) e nas garagens”, disse. Mudança que, segundo a Prefeitura, foi feita por medida de segurança.

Solução – Segundo a ETCD, o número de atendentes (atualmente quatro guichês) não será ampliado porque até o fim do ano a ETCD irá implementar o sistema de bilhetagem eletrônica. Com o novo sistema, as pessoas retirarão cartões nos postos de venda.

Enquanto isso não acontece, a ETCD informou que irá melhorar as condições de atendimento montando uma sala de espera e um toldo na lateral para que as pessoas não esperem ao relento. Segundo a empresa, os funcionários também vão se revezar na hora do almoço. Segundo a ETCD, o grande número de pessoas ocorre porque muitas pessoas vêm ao posto fora da data estipulada.

A distribuição de passes faz parte do programa municipal Renda Mínima – bolsa-transporte. As pessoas recebem uma carta da Prefeitura com uma data específica para retirar os passes. A ETCD distribui os passes escolares (100% e 50% gratuitos) para estudantes de renda familiar até R$ 500 e que morem a mais de 1 km da escola; passes para desempregados (com mais de 16 anos, mais de um ano e que não recebam auxílio-desemprego). Eles recebem uma carta com data certa para buscar os passes. No local, também são entregues vales-transportes e carteirinhas para aposentados e portadores de deficiência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;