São só quatro funcionários no atendimento ao público. “No mês passado, eu cheguei aqui às 6h e fui sair quase às 15h. Eles também param para o almoço”, disse a montadora desempregada Rosecleide Maria de Santana, 25. A espera é na calçada, sem qualquer cobertura.
A dona de casa Rosa Maria Oliveira, 49 anos, sempre retira passes escolares para o seu filho e disse que o atendimento ficou complicado depois que a distribuição dos passes passou a ser feita na sede da ETCD. “Antes, podíamos retirar nos NAPs (Núcleos de Atendimento à População) e nas garagens”, disse. Mudança que, segundo a Prefeitura, foi feita por medida de segurança.
Solução – Segundo a ETCD, o número de atendentes (atualmente quatro guichês) não será ampliado porque até o fim do ano a ETCD irá implementar o sistema de bilhetagem eletrônica. Com o novo sistema, as pessoas retirarão cartões nos postos de venda.
Enquanto isso não acontece, a ETCD informou que irá melhorar as condições de atendimento montando uma sala de espera e um toldo na lateral para que as pessoas não esperem ao relento. Segundo a empresa, os funcionários também vão se revezar na hora do almoço. Segundo a ETCD, o grande número de pessoas ocorre porque muitas pessoas vêm ao posto fora da data estipulada.
A distribuição de passes faz parte do programa municipal Renda Mínima – bolsa-transporte. As pessoas recebem uma carta da Prefeitura com uma data específica para retirar os passes. A ETCD distribui os passes escolares (100% e 50% gratuitos) para estudantes de renda familiar até R$ 500 e que morem a mais de 1 km da escola; passes para desempregados (com mais de 16 anos, mais de um ano e que não recebam auxílio-desemprego). Eles recebem uma carta com data certa para buscar os passes. No local, também são entregues vales-transportes e carteirinhas para aposentados e portadores de deficiência.
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