Setecidades Titulo Avanço
Região alcança 46% de cobertura vacinal de crianças de 5 a 11 anos

Para aumentar número de pessoas imunizadas contra a Covid, os sete municípios vão abrir as unidades de saúde amanhã

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/02/2022 | 08:06
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSA/Angelo Baima


O Grande ABC alcançou ontem a marca de 46,2% das crianças com 5 a 11 anos imunizadas com a primeira dose da vacina contra a covid. Em três semanas, desde que a primeira dose infantil foi aplicada na região, já foram ministradas 117.029 frações do imunizante para público-alvo formado por 253.155 pessoas.

A cidade com a cobertura mais avançada é Ribeirão Pires, com 68,2% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas, seguida de São Bernardo, com 49,3%; Santo André, com 47,5%; Diadema, com 47%; Rio Grande da Serra, com 46,6%; São Caetano, com 42,2%; e Mauá, com 37,3%.

MUTIRÃO

Com a retomada das aulas nas escolas municipais programada para o início da próxima semana, as sete cidades vão participar do mutirão da vacina promovido pelo governo do Estado e vão abrir as unidades de saúde amanhã para imunizar crianças.

Em Santo André e Mauá é necessário fazer o agendamento prévio por meio dos sites das prefeituras (psa.santo andré.br/vacinacovid e mauaportal. sissonline.com.br). Em São Caetano, não há necessidade de realizar o agendamento, assim, a cidade vai atender as crianças por livre demanda em três pontos do município, na UBS Dr. Angelo Antenor Zambom, UBS João Bonaparte e USCA (Unidade de Saúde da Criança e do Adolescente), no bairro Santo Antônio.

Já em São Bernardo, onde normalmente também é preciso realizar o agendamento, exclusivamente amanhã a vacinação vai ocorrer por livre demanda nas 33 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que estarão abertas das 8h às 17h e também vão proteger adultos que estejam com as doses atrasadas.

Em Diadema, as 20 UBSs estarão funcionando das 8h30 às 16h. Poderão ser imunizadas as crianças de 5 a 11 anos e demais públicos elegíveis acima de 12 anos para todas as doses.

Já em Ribeirão Pires as vacinas serão aplicadas das 8h às 16h, nas dez UBSs do município e também na Secretaria de Educação (Complexo Ayrton Senna), na Avenida Prefeito Valdírio, 193. Por fim, em Rio Grande da Serra a UBS Central realizará a vacinação das 8h às 17h, com o preenchimento das fichas de cadastro até as 16h. As demais UBSs, sete no total, vão atender as pessoas a partir de 12 anos para completar o esquema vacinal, aplicando a primeira, segunda ou dose de reforço. O atendimento também será das 8h às 17h (com preenchimento das fichas até 16h).

O mutiração de vacinação vai acontecer em todos os 645 municípios paulistas. "Nosso objetivo é acelerar ainda mais a imunização do público infantil, proteger esse público e diminuir a transmissão da covid em todo o território, garantindo segurança não apenas para as crianças, mas para toda a população", explica a coordenadora do PEI (Plano Estadual de Imunização), Regiane de Paula.

Em todas as cidades estão disponíveis doses da Pfizer exclusivamente para crianças de 5 anos e de 5 a 11 anos com comorbidades. Já a Coronavac pode ser aplicadas apenas em crianças de 6 a 11 anos, sem comorbidades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;