Setecidades Titulo
Semasa inicia rede de água e esgoto na Tamarutaca
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
14/08/2002 | 22:05
Compartilhar notícia


O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou as obras de recapeamento da rede de água e da retirada dos entulhos do esgoto do conjunto habitacional Tamarutaca, em Santo André. Segundo o fiscal do Semasa, Jair da Silva, também responsável por acompanhar as atividades, na próxima semana deverá ser iniciada a obra de duplicação da rua quatro, que servirá para a alça de acesso da avenida Prestes Maia até a avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira.

O saneamento e o asfaltamento das ruas internas do conjunto habitacional, de acordo com Silva, também já estão em andamento. “O objetivo é melhorar as condições de acesso das ruas internas e ainda voltar ao normal o fornecimento de água e energia elétrica. Hoje, apenas algumas casas possuem o relógio. A proposta é que a situação seja regularizada em todas as moradias da Tamarutaca.” Antigamente, as passagens da parte interna do conjunto habitacional limitavam-se a vielas.

Após o término da obra, que não deverá ultrapassar a virada do ano, segundo previsão da Prefeitura, cada morador do complexo que já estiver cadastrado junto a administração municipal receberá um lote de terreno. “A idéia é que cada um construa sua casa em alvenaria de forma que os barracos desapareçam e que a área seja valorizada.”

As melhorias, na avaliação do aposentado Luís Ribeiro dos Santos, morador do conjunto habitacional há 20 anos, sem dúvida irão favorecer a qualidade de vida dos moradores da Tamarutaca. “Já mexeram no esgoto que antes era a céu aberto e deixava as ruas sujas. Hoje temos fornecimento de água e energia elétrica. Agora, estão trabalhando na colocação das guias.”

Santos, que se diz um dos primeiros nomes cadastrados pela Prefeitura, está com o material necessário comprado para a construção de sua nova casa. Enquanto não recebe o terreno da Prefeitura, ele continua morando em um barraco de madeira. “A gente sabe que vai ter quem reclame porque, hoje, nem todo mundo paga conta de água e luz.” A contrapartida, na avaliação de Santos, é o fato não só de a obra gerar como resultados melhores condições de moradia mas também a questão de ganhar um novo acesso. “Quando cheguei aqui só existia uma pequena passagem, para chegarmos dentro da Tamarutaca. Carro não conseguia entrar de jeito nenhum.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;