Cultura & Lazer Titulo
Tendências no Fashion Rio
Andréia Meneguete
Do Diário do Grande ABC
17/01/2010 | 07:10
Compartilhar notícia


A alta temperatura nos bastidores e durante todos os desfiles do Fashion Rio, que aconteceram entre os dias 8 e 13, foi realmente contra as tendências apresentadas para o outono-inverno de 2010.

As apostas dos designers se desprenderam do conhecido lifestyle carioca, marcado por toda descontração, cor e muito movimento. Pelo contrário, as coleções foram inspiradas no inverno europeu. Ou seja, um frio forte e bem definido.

Peles sintéticas, estampas em xadrez, veludo cristal e a cor preta e tons de cinza prevaleceram na passarela.

Os estilos também foram diversos, indo do grunge ao romântico, reforçando a versatilidade e flexibilidade na moda que vamos ver em poucos meses nas ruas.
"Sim, vamos ver muitas coisas nas vitrines, pois a maioria das marcas foi bem comercial e com combinações próximas do que o cliente vê num catálogo pronto para ser consumido", analisa a consultora de estilo Ana Pasternack, de São Paulo.

A feminilidade foi um ponto forte na semana de moda carioca. O resultado pôde ser visto nos detalhes das peças, como laços, babados, estampas florais, tamanhos mínis e, também, muito brilho.

Entretanto, surge também uma moda para uma mulher com a figura de guerreira, com personalidade mais marcante e forte, que sempre deseja introduzir em sua rotina a presença de peças mais ousadas.

Para elas, então, ficam a cor de azul - que foi presença constante -, com blazeres estruturados com suas ombreiras e as t-shirts limpas em suas formas, com tecidos leves e com frases ou estampas ora no estilo rocker, ora no estilo militar. "Aconteceu um fenômeno no Fashion Rio: uma profusão de tendências com vários estilos", ressalta a editora de moda do site OQVestir, Rosana Sperandeó.

Segundo ela, o público terá à disposição vários tipos de modelagens de calças, saias e vestidos. Alguns exemplos são a Cantão, que trouxe uma moda étnica, inspirada nas estampas de Istambul; a TNG investiu numa coleção mais cool e jovem, com referências em uma comunidade do Alaska; já a Têca veio com um quê de glamour, com saias balonês e brilho.

ACESSÓRIOS
Esqueça as botas de canos longos, as ankle boots realmente são a coqueluche da temporada fria e prometem não sair dos pés das fashion addicts. Na hora de usá-las, o complemento fica por conta das meias. Aliás, muitas meias. "Meninas com pernas grossas devem ficar longe desta opção", adverte Rosana. E as bijuterias ganham peso, mas surgem em menor quantidade, pois toda a atenção ficou mesmo para o vestuário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;