Economia Titulo Desaceleração
Fipe: IPC registra 0,41% na 3ª prévia de maio
Por
25/05/2012 | 06:12
Compartilhar notícia


O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,41% na terceira quadrissemana de maio. O número representa uma desaceleração em relação à segunda prévia do mês, quando apresentou 0,48%. O resultado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) ficou dentro das estimativas de 26 analistas consultados pelo AE Projeções, que oscilavam entre 0,38% e 0,50%, e abaixo da mediana de 0,44%. Já na comparação com a terceira quadrissemana de abril, o IPC teve aceleração, pois o índice apresentara inflação de 0,37% naquela prévia.

 

O grupo Habitação teve ligeira alta no comparativo entre a segunda e a terceira leitura de maio, passando de 0,01% para 0,05%. Já o grupo Alimentação, conforme esperado pelos economistas, foi um dos principais índices a exercer pressão sobre o indicador. Na segunda quadrissemana do mês, o item apresentou inflação de 0,30%, índice que avançou para 0,54% na terceira quadrissemana.

 

Transportes teve desaceleração. Saiu de 0,23% na segunda prévia para uma inflação de 0,09% na terceira quadrissemana de maio. O item Despesas Pessoais também teve desaceleração. Após inflação de 2,05% no levantamento anterior, recuou para 1,40% nesta prévia - mesmo assim, foi o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período, também conforme esperado pelos economistas.

 

O índice Saúde também recuou. Na segunda leitura do mês, apresentou inflação de 1,19%, porcentual que caiu para 0,95% na terceira quadrissemana. No mesmo comparativo, o segmento Vestuário teve forte recuo, de 0,73% para 0,26%.

 

Por fim, o segmento Educação apresentou estabilidade. Depois de uma inflação de 0,07% no segundo levantamento de maio, manteve o porcentual na terceira pesquisa - foi ainda o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.

 

 

Veja como ficaram os itens que compõem o IPC na 3ª quadrissemana de maio:

 

Habitação: 0,05%

 

Alimentação: 0,54%

 

Transportes: 0,09%

 

Despesas Pessoais: 1,40%

 

Saúde: 0,95%

 

Vestuário: 0,26%

 

Educação: 0,07%

 

Índice Geral: 0,41%




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;