Setecidades Titulo Novo modal
Prefeitura de São Bernardo vai até Sorocaba conhecer BRT

Sistema começou a ser implementado em setembro de 2020 e deve ser concluído em 2022

Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
18/05/2021 | 14:21
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Integrantes da Prefeitura de São Bernardo estiveram na manhã de hoje (18) em Sorocaba, cidade no interior de São Paulo a 115 quilômetros do Grande ABC, para conhecer o sistema de BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade) do município. O sistema, que começou a ser implementado em setembro de 2020, deve ser concluído até o primeiro semestre de 2022 e vai contar com 25 quilômetros de corredores exclusivos, divididos em três trechos (dois já foram inaugurado), com capacidade de transportar até 1,9 milhão de pessoas por mês, cerca de 63 mil por dia.

A visita, que contou com a presença do prefeito Orlando Morando (PSDB), do secretário de Transportes Delson José Amador, do regulador de serviços municipais da pasta, Ademir Silvestre, além de outros integrantes da administração municipal e da deputada estadual Carla Morando (PSDB), teve como objetivo conhecer os detalhes de operação do sistema, na preparação para a construção do BRT-ABC.

André Henriques

Os veículos articulados que são utilizados em Sorocaba, com 23 metros, são semelhantes aos que vão rodar nos 18 quilômetros do BRT-ABC e contam com ar condicionado, wi-fi, tomadas USB e monitor que mostra a previsão de chegada nas paradas. A principal diferença é que no interior, os ônibus são movidos a diesel, enquanto no Grande ABC, os veículos serão elétricos.

Para o prefeito, visitar o sistema de Sorocaba é trazer para o morador de São Bernardo informações importantes sobre um modal que será utilizado em breve. "Não é um sistema convencional de ônibus. Os passageiros vão ganhar no conforto, na segurança e na agilidade", afirmou. Carla Morando acredita que o BRT vai se tornar uma alternativa ao transporte individual. "Certamente muitas pessoas vão trocar o carro pelo transporte coletivo" afirmou.

A equipe da prefeitura realizou a viagem no corredor que foi inaugurado em setembro e que faz conexão com as zonas norte e sul da cidade. O trecho, que foi instalado no canteiro central da via, a exemplo de como será construído o BRT-ABC, conta com 12 estações onde o pagamento é feito antes do embarque. As paradas contam com painéis que informam a previsão de chegada de novos ônibus, alem de alertas sonoros. A principal diferença com as 20 estações que serão construídas no BRT-ABC é que Sorocaba, a ventilação é natural, e no futuro sistema, todas contarão com ar condicionado.

André Henriques

O BRT Sorocaba,primeiro construído no Brasil em uma PPP (Parceria Público Privada), conta com três tipos de pagamento: com o bilhete comprado nós terminais, com cartão de ônibus que também é aceito no sistema municipal, ou através do celular, por meio de leitura de QR Code, tecnologias que devem fazer parte do sistema no Grande ABC. "Tirar o dinheiro dos pagamentos da passagem aumenta a segurança dos passageiros" afirmou Morando.

Todos os corredores, os três terminais e as 28 estações de embarque e desembarque são monitoradas em tempo real pra uma central de operações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;