Política Titulo Editorial
Boa intenção, má execução
Diário do Grande ABC
25/03/2021 | 23:59
Compartilhar notícia


Com a galopante disparada no número de vítimas fatais e de pessoas infectadas pela Covid-19, só os mal-intencionados ou os negacionistas poderiam questionar as medidas tomadas para deter o vírus. E nelas se encaixa o megaferiado que colocará o Grande ABC em marcha lenta por dez dias. A realidade é dura. Faltam leitos para acomodar o contingente de doentes, que cresce a olhos vistos, espalhando dor e terror.

Se as decisões foram acertadas, a execução delas é que deixou muito a desejar. Como foi mostrado por este Diário, era esperado que o governo de São Paulo tomasse a frente neste processo e, diante de cenário tão nebuloso, coordenasse as ações.

Se inevitável fosse o lockdown, que então tivesse o Palácio dos Bandeirantes como seu quartel-general, de onde partiriam as coordenadas e as ordens. Mas o Executivo estadual eximiu-se de tal processo. Preferiu designar aos prefeitos de cada um dos municípios a árdua tarefa. Estes, como opção, preferiram a antecipação das datas comemorativas ao fechamento total das atividades.

Esse protagonismo forçado trouxe consequências. No Grande ABC, embora exista o Consórcio Intermunicipal, serão sete decretos para adiantar e agrupar as datas. Com isso, embora os documentos tenham a mesma finalidade, seus textos não são idênticos. E, em uma região na qual as divisas são praticamente inexistentes, as confusões são esperadas.

No caso específico da indústria, o principal segmento econômico, Diadema e Mauá liberaram o funcionamento normal das empresas. Santo André, São Bernardo, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra deliberaram que as operações devem ser encerradas às 17h. São Caetano deve publicar hoje a normatização.

Este é apenas um exemplo. Há discrepâncias em outros pontos importantes, como os transportes, por exemplo. Há prefeituras que liberaram o ingresso nos coletivos apenas a quem trabalha em serviços considerados essenciais. O que se pergunta é de que forma será feito esse controle. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;