Setecidades Titulo
Frota de veículos cresce 23% em quatro anos
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
15/03/2007 | 22:16
Compartilhar notícia


A frota de veículos no Grande ABC cresceu 23% entre 2002 e 2006, segundo pesquisa divulgada pelo Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). De 816,2 mil veículos em 2002, esse número passou para 1,01 milhão em 2006. Esse acréscimo, superior ao da capital (19,54%), traz reflexos no trânsito e nas políticas implantadas pelo poder público para absorver esse demanda.

De acordo com o diretor do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o engenheiro e urbanista Renato Maués, as principais intervenções urbanas para garantir a fluidez no trânsito serão a construção do Rodoanel e o conjunto de obras do Programa São Bernardo Moderna. “No Rodoanel, está previsto o eixo ABC-Guarulhos, que absorverá muitos caminhões e outros veículos. Em São Bernardo, haverá impacto em toda região, especialmente no rebaixamento da avenida Lions e ligação direta com o Corredor ABD, em Diadema”, afirmou Maués.

O megaprojeto de São Bernardo custará US$ 254 milhões, sendo US$ 144 financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Prevê dezenas de intervenções urbanas. A conclusão da primeira fase está prevista para 2013.

“Os contratos com as empresas executoras foram assinados ontem (quarta-feira) e só falta sair o licenciamento ambiental para começar as obras”, afirmou o secretário de Transportes de São Bernardo, Antônio Oldemar da Silva Nico.

“Estamos finalizando estudos para implantar uma Central de Gerenciamento de Controle Semafórico, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina. Um núcleo do projeto tem capacidade para controlar 20 semáforos em tempo real, garantindo a fluidez dos carros. Vamos colocar primeiro no Centro, onde há maior necessidade”, afirmou o secretário de Transportes de Diadema, José Francisco Alves.

“Ainda existe muita resistência dos motoristas em deixar o carro na garagem e andar de ônibus. O brasileiro ainda não tem essa cultura. É necessário que o poder público crie condições de um sistema de transporte melhor para ter menos carros nas ruas”, avaliou o presidente da AETC-ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC), Baltazar José de Souza.

São Caetano é a cidade mais motorizada do Estado, segundo o estudo, com a taxa de 1,41 habitantes por carro. “Nossa cidade segue o padrão internacional, de países desenvolvidos. Isso reflete o poder aquisitivo da população. E aumenta a arrecadação de impostos de São Caetano”, avalia o prefeito José Auricchio Júnior (PTB). O prefeito aposta na construção da estação Vila Prudente do Metrô - bairro da capital muito próximo à cidade – e na modernização da frota de trens para diminuir a circulação de veículos. “Da nossa parte, estamos instalando semáforos inteligentes nas vias de maior circulação e obras de alargamento das entradas do município”, enfatizou.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;