Setecidades Titulo
Alunos do Mova com dificuldade de enxergar ganham óculos novos
Luciana Sereno
Do Diário do Grande ABC
03/11/2003 | 23:38
Compartilhar notícia


Depois de identificar a dificuldade de enxergar como um dos principais motivos da evasão dos alunos das salas de aula do Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos), a Prefeitura de Santo André decidiu entregar, na última semana, óculos gratuitos a 224 alunos com distúrbios na visão. A iniciativa foi custeada pelo Banco do Brasil.

Para reconhecer as pessoas com dificuldade de enxergar, os próprios educadores do programa – orientados pela Fundação Santo André – fizeram, em sala de aula, o primeiro exame em 350 alunos matriculados no programa. Quem teve problemas detectados foi encaminhado para um exame mais aprofundado na Unimed Saúde – uma das parceiras da ação social. Boa parte dos freqüentadores do programa tem idade avançada, o que explica os problemas de visão. Em 2002, 18% dos alunos tinham mais de 55 anos.

Uma das estudantes que está enxergando melhor porque recebeu óculos é Isabel Martins Teixeira, 61 anos. “De perto não enxergava nada. Agora vejo tudo bem melhor.” Isabel não tem dúvidas de que vai poder acompanhar melhor as aulas. “Já usava óculos, mas estava fraco”, disse a aluna do Mova. Com os óculos antigos, Isabel afirma que estava difícil ler e escrever. Ela está no Mova há um ano e, agora, afirma que vai até o fim.

Para a coordenadora do programa, Ana Maria Gouveia Colombo, a doação dos óculos é uma medida preventiva. “Não dá para prever quanto de queda na desistência teremos, mas não tenho dúvida de que haverá redução.” Segundo ela, esta é a segunda vez que o programa firma parceria para cuidar da visão dos alunos. Na primeira etapa, há dois anos, 500 foram beneficiados pela medida preventiva.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;